Missa de despedida de Dom Eduardo Vieira acontece no domingo

Celebração aconteceu na Catedral da Sé. A posse canônica como bispo diocesano de Ourinhos (SP), será no dia 3 de julho

Foto: Arquivo da Região Episcopal Sé

Na tarde do domingo, 20, na Catedral da Sé, Dom Eduardo Vieira dos Santos, nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Ourinhos (SP), presidiu missa em ação de graças pelo seu ministério episcopal na Arquidiocese de São Paulo onde atuou como Bispo Auxiliar na Região Episcopal Sé desde 2015.

A celebração eucarística foi transmitida pelo Facebook e Youtube da Catedral da Sé.

Serenidade e esperança

Ordenado padre em 15 de dezembro de 2000, Eduardo Vieira dos Santos foi Pároco da Paróquia São João Gualberto, na Região Episcopal Lapa, durante sete anos, e Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor. Foi responsável, ainda, por acompanhar os diáconos permanentes na Arquidiocese.

Atuou ainda como Chanceler do Arcebispado de São Paulo e Cura da Catedral da Sé, até ser nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Francisco em dezembro de 2014, recebendo a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé, sendo designado como Vigário Episcopal na Região Sé pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

Em 19 de maio deste ano, o Papa Francisco nomeou Dom Eduardo como Bispo de Ourinhos. Em entrevista ao O SÃO PAULO na ocasião, o Prelado afirmou que acolhe com alegria a nova missão confiada pelo Pontífice.

“Uma vez padre e bispo, pertencemos à Igreja. Portanto, a Igreja chama e acolho essa nomeação com muita serenidade e esperança, esperando poder contribuir para o bem na Diocese de Ourinhos”, manifestou.

No mesmo dia, o Cardeal Scherer expressou sua gratidão a Dom Eduardo pelos anos de atuação na Arquidiocese de São Paulo: “Agradeço de coração pelos anos dedicados à nossa querida Arquidiocese de São Paulo, em especial, como Vigário Geral e Episcopado para a Região Sé. Tenho a certeza de que a experiência pastoral adquirida nesse serviço lhe será agora útil no desempenho das suas novas responsabilidades”.

POSSE EM OURINHOS

A posse canônica de Dom Eduardo Vieira dos Santos como 2º Bispo Diocesano de Ourinhos será no dia 3 de julho, às 15h.

Em virtude da pandemia de COVID-19, a cerimônia será restrita, mas transmitida pela TV Canção Nova e pelas redes sociais da Diocese de Ourinhos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários