Monsenhor Denilson Geraldo é ordenado bispo em Cornélio Procópio (PR)

Na igreja em que recebeu os sacramentos do Batismo, da primeira Comunhão e da Crisma, e onde foi ordenado sacerdote em 1997, o Monsenhor Denilson Geraldo, SAC, foi ordenado bispo no sábado, 15, diante de uma multidão de fiéis, religiosos e sacerdotes que lotaram a Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio (PR), onde o Prelado nasceu, em 1969.

Foto: Diocece de Cornélio Procópio

Monsenhor Denilson foi nomeado pelo Papa Francisco, em 25 de janeiro, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF), e recebeu a ordenação episcopal, em Cornélio Procópio, pela imposição das mãos de Dom Júlio Endi Akamine, SAC, Arcebispo de Sorocaba (SP) e que pertence à mesma congregação do novo Bispo, a Sociedade do Apostolado Católico (SAC), os padres e irmãos palotinos.

Foram coordenantes o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília. Entre os concelebrantes estiveram o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), e Dom Marcos José dos Santos, Bispo de Cornélio Procópio.

Durante o rito da ordenação episcopal, o Monsenhor Denilson foi ungido com o Óleo do Crisma e recebeu o livro dos Evangelhos, simbolizando a sua missão de anunciar a Palavra de Deus, como também, as insígnias: o anel, símbolo da fidelidade; a mitra, símbolo da santidade; e o báculo, símbolo do serviço pastoral e cuidado com todo o rebanho, no qual o Espírito Santo o confiou.

Após a comunhão, o novo bispo foi parabenizado por alguns dos concelebrantes. Ao se dirigir a Dom Denilson, o Cardeal Scherer recordou que por longos anos ele atuou na Arquidiocese de São Paulo, não só em paróquias, mas também como professor na PUC-SP, na Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo. Na capital paulista, também foi professor no Centro Universitário Salesiano (Unisal) e na Faculdade São Bento, no Mosteiro de São Bento.

“Dom Denilson, Deus lhe preparou para essa missão. Acolha com generosidade este chamado para onde Deus o envia, para Brasília”, disse o Cardeal Scherer, também parabenizando os palotinos e a Diocese de Cornélio Procópio pela vocação do novo Bispo.

Em um discurso marcado por agradecimentos a seus familiares, confrades e a todo o povo de Deus, padres e bispos com quem já trabalhou, Dom Denilson recordou seus 25 anos de vida sacerdotal e reforçou a disposição em continuar a servir a Igreja, agora como Bispo Auxiliar em Brasília.

“Desde a comunicação da minha nomeação pela Nunciatura Apostólica, comecei a rezar pela Arquidiocese de Brasília e espero, com o coração de pastor e com a graça de Deus, dar a vida pelo rebanho, especialmente os mais pobres e desamparados, que são as verdadeiras testemunhas da confiança em Deus”, afirmou Dom Denilson, que escolheu como lema episcopal o versículo: “Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

(Com informações da Diocese de Cornélio Procópio)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários