Monsenhor Marcelo Antonio é ordenado Bispo na Diocese de Santo Amaro

Diocese de Santo Amaro

A Paróquia São João de Brito, no bairro do Brooklin Novo, zona Sul da capital paulista, esteve lotada na manhã da segunda-feira, dia 1º, para a ordenação episcopal do Monsenhor Marcelo Antonio da Silva, nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Santo Amaro pelo Papa Francisco, em 15 de fevereiro.

O ordenante principal foi Dom José Negri, PIME, Bispo de Santo Amaro, e foram coordenantes Dom José Aparecido Gonçalves, Bispo Auxiliar de Brasília (DF), e Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande (MS). Também concelebraram outros bispos, entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e cerca de 200 padres, muitos dos quais colegas do Monsenhor, que é do presbitério daquela Diocese.

Na homilia, Dom José Negri externou sua alegria por, pela primeira vez, ser o ordenante principal de um bispo, e este ser um sacerdote da própria Diocese de Santo Amaro. Ele lembrou que todos os bispos fazem parte de um plano transcendente, e como seguidores de Cristo, escolheram o caminho da cruz. “O que nós, bispos, carregamos não é um mero penduricalho, mas é o sentido da escolha definitiva até a morte”, disse, aludindo à cruz peitoral.

TRAJETÓRIA ECLESIAL

Nascido em 19 de abril de 1972, em Apucarana (PR), Dom Marcelo Antonio ingressou no Seminário da Diocese de Santo Amaro em 1991. Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1996, e sacerdote em 1º de novembro de 1997. Na Diocese, foi reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, de maio de 1997 a fevereiro de 2005, e Pároco nas Paróquias Sagrada Família, Nossa Senhora da Esperança e São Pancrácio. Foi ainda Capelão da Capela Universitária Beato Carlo Acutis, de março de 2021 a janeiro de 2023. Desde 2019, atuava como Vigário Forâneo do Setor Veleiros da Diocese de Santo Amaro; e como Vigário-geral diocesano.

Além das graduações em Filosofia e Teologia, é mestre e doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Possui especializações em Bioética Personalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e em Psicanálise pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Também já atuou como professor de Ética Filosófica e Bioética no Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, e foi diretor-geral do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2014. Além disso, coordenou os cursos de Teologia e Filosofia do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, de 2019 até janeiro de 2023.

Fonte: Diocese de Santo Amaro

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários