Museu de Arte Sacra tem variadas opções de cursos on-line

De história da Arte a leitura de partituras musicais, formações são abertas a todos os que queiram conhecer ou se aprofundar nas temáticas

Divulgação

Até há bem pouco tempo, era comum que quando o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) anunciava em suas redes sociais a realização de um curso livre presencial, surgissem comentários de pessoas que desejavam fazê-lo, mas que não conseguiriam, seja por estarem fora da capital paulista, seja por não terem disponibilidade para o horário da atividade.

Diante disso, a direção do MAS passou a planejar possibilidades de oferecer cursos on-line, algo que foi impulsionado durante a pandemia de COVID-19, já que o espaço – mantido pelo Governo do Estado de São Paulo e a Arquidiocese de São Paulo – precisou ser fechado por alguns meses no período mais crítico da pandemia.

Atualmente, cursos livres on-line são oferecidos regularmente pelo modo live class (aulas on-line ao vivo), por meio da plataforma MAS Educação, alcançando pessoas de diferentes parte do mundo.

“Tivemos um curso on-line sobre arte tumular que terminou recentemente. Dele participaram pessoas que estavam na Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra, além de outras de Goiás e Brasília, ou seja, hoje chegamos a um público maior do que antes”, detalhou, ao O SÃO PAULO, Fátima Paulino, coordenadora dos cursos do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Todas as aulas são gravadas, de modo que os inscritos que não consigam participar  das live class no momento em que ocorrem, poderão fazê-lo em horário oportuno. Todos os cursos são pagos e há certificação, condicionada à frequência mínima de participação e/ou acesso às aulas.

A escolha dos temas

Fátima detalhou que a escolha dos temas, muitas vezes, provém das sugestões dadas por aqueles que já participam ou participaram de outros cursos livres.

“Por exemplo: os alunos do curso de arte tumular sugeriram um curso que fale sobre a morte. Assim, é a partir dessa escuta que deslanchamos um tema e convidamos os professores. Há cursos com muita procura, como os sobre monarquia, Idade Média, de música e cidades do Renascimento”, detalhou.

Para todas as idades

Ao se cadastrar para um curso livre on-line, o participante pode acessar um tutorial sobre como participar das aulas. E mesmo para os que não são tão familiarizados com as novas tecnologias de comunicação, sempre há alternativas.

“Há pouco tempo, uma senhora de 86 anos me escreveu. Ela queria participar de um curso, mas não sabia como fazer isso pelo Zoom. Durante dez dias, eu entrava na sala on-line e explicava tudo para ela. E assim ela conseguiu participar, mesmo sem ter feito antes um curso on-line. Ela já nos escreveu dizendo que quer fazer outros cursos conosco”, recordou Fátima.

A coordenadora dos cursos do MAS afirmou que a maior parte dos participantes dos cursos livres on-line tem mais de 50 anos, mas os mais jovens, incluindo universitários, têm se inscrito, conforme as temáticas tratadas.

Os cursos não são restritos a pessoas especializadas nos assuntos tratados. “Há muita participação de psicólogos, advogados, historiadores, profissionais de Turismo, ou seja, é um público bem diversificado”, assegurou Fátima.

A seguir, veja alguns dos cursos livres on-line que estão com inscrições abertas. Outros detalhes podem ser obtidos pelo e-mail mfatima@museuartesacra.org.br ou pelo telefone (11) 3326-3336.

CURSOS LIVRES ON-LINE COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Aprendendo a ler e compreender a partitura musical

Apresentará os principais elementos que constituem uma partitura musical, tanto sob o ponto de vista prático de sua leitura para execução quanto sob o ponto de vista histórico. As 8 horas-aulas serão nas segundas-feiras de junho – dias 7, 14, 21 e 28 – das 16h às 18h, com André Guimarães Rodrigo, mestre em Performance em Regência pela ECA-USP, e regente e fundador do Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

O impacto das antiguidades clássicas para os debates artísticos no século XXI

O objetivo do curso é apresentar como os debates artísticos setecentescos foram nutridos pelo grande fascínio proporcionado pelos remanescentes da antiguidade clássica, desvelados pelas novas descobertas, mostrando os pontos de vista dos que defendiam a supremacia da Grécia e dos que defendiam os méritos de Roma para a configuração de uma nova linguagem artística. Serão 4 horas-aulas, nos dias 22 e 29 de junho, das 15h às 17h, com Angela Rosch Rodrigues, doutora pela FAU-USP em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural.

Uma nova História da Arte

O foco é apresentar a cronologia geral da História da Arte, a partir da análise de pinturas, esculturas, desenhos e obras arquitetônicas. As artes africana, americana e asiática estarão presentes nas análises, assim como a arte ocidental. Serão 16 horas-aulas, às segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h, nos dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de julho, com Vanessa Beatriz Bortulucce, pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP.

Catolicismo e o povo preto no Brasil: origens, conflitos, perpetuações e desdobramentos

Apresentará as relações entre os negros e a Igreja Católica, a fim de entender as razões pelas quais o catolicismo desempenhou um papel na origem e perpetuação de costumes afro-brasileiros, alguns deles ainda hoje repetidos na religiosidade dos negros. Serão 8 aulas, com Fabricio Forganes Santos, arquiteto e urbanista, pesquisador das Irmandades Negras e das Igrejas dos Homens Pretos no urbanismo brasileiro. Sempre às terças-feiras, das 16h às 18h, em agosto (dias 17, 24 e 31), setembro (14, 21 e 28) e outubro (dias 5 e 19).

Potências e dinastias

O curso propõe uma viagem entre as potências políticas e as dinastias que marcaram a história europeia e que definiram o destino de guerras, política, arte e cultura. Em cada encontro, haverá um cruzamento de eventos e épocas, narrando as vicissitudes das famílias mais importantes do mundo ocidental, com referências à República de Veneza, a República de Genova, Os Bourbon, os Saboia, os Altavila, os Farnésio e o Estado Pontifício, entre outras. As 18 horas-aulas serão sempre às quintas-feiras, das 18h às 20h, em agosto (dias 5, 12, 19 e 26) e setembro (2, 9, 16, 23 e 30), com o Prof. Dr. Oscar Luigi Marzorati, formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Politécnico de Milão.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários