Nigéria: Intolerância e ataques contra comunidades cristãs deixam mais de 100 mortos

Foto: Portas Abertas

No dia 2, Domingo de Ramos, homens armados invadiram um culto em uma igreja pentecostal em Akenawe-Tswarev, no condado de Logo, estado de Benue, matando um menino e sequestrando o pastor e outros fiéis.

Três dias depois, no dia 5, homens armados mataram pelo menos 50 pessoas no vilarejo de Umogidi, localizado no condado de Utokpo, um reduto católico no oeste de Benue.

Mais recentemente, na noite da Sexta-feira Santa, 7, dezenas de pessoas foram mortas quando homens muçulmanos invadiram uma escola primária na vila de Ngban, que serve de abrigo para cerca de 100 agricultores cristãos deslocados e suas famílias. O ataque deixou 43 mortos e mais de 40 feridos, de acordo com o Padre Remigius Ihyula, responsável pela filial da Comissão de Justiça, Desenvolvimento e Paz (JDPC, na sigla em inglês) de Benue, uma organização humanitária católica nigeriana.

Ao visitar os sobreviventes do ataque na Sexta-feira Santa em Ngban, Samuel Ortom, governador de Benue, disse que pelo menos 134 pessoas foram mortas em ataques em cinco dias. Incluído nessa contagem está um ataque no dia 3, que deixou 47 mortos, de acordo com um relatório do ThisDaylive.com, um meio de comunicação nigeriano. 

Fonte: CNA – Catholic News Agency

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários