No dia de Nossa Senhora de Fátima, fiéis lotam santuário mariano no Sumaré

Imagem peregrina está em São Paulo desde o início deste mês. Centenas de devotos participaram das missas e procissão no sábado, 13

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Diante da imagem mariana peregrina, vinda de Portugal, muito eram os olhares emocionados, no sábado, 13, no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré.

Nesta data, há 106 anos, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu pela primeira vez na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, a três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta – pedindo-lhes orações para a reparação dos pecados da humanidade e pela conversão dos pecadores. Desde então, a cada ano, em todo o mundo, os devotos de Nossa Senhora de Fátima se unem para celebrar sua memória litúrgica.

No Santuário em São Paulo, centenas de fiéis participaram das dez missas que ocorreram neste dia, bem como da procissão com a imagem peregrina pelas ruas próximas ao Santuário.

IMAGEM PEREGRINA

Reitor do Santuário, o Frei Jair Roberto Pasquali, da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis, afirmou que essa é a terceira vez que a imagem peregrina vai ao Santuário como um sinal do amor de Maria para com os devotos.

O Frade recordou que as aparições de Nossa Senhora de Fátima a três pastorinhos remontam à simplicidade de Maria e convidam os cristãos a uma verdadeira adesão à fé. “A Virgem de Fátima é mãe que ama e acolhe, que convida à conversão, à santidade de vida e amor à Igreja”, disse.

Frei Alain Even enfatizou que celebrar a memória de Nossa Senhora de Fátima é reafirmar a atualidade de sua mensagem para a Igreja e para a humanidade. “Recordamos a Virgem de Fátima que em sua mensagem nos convoca para a oração, penitência e conversão. Três atitudes tão necessárias nos dias atuais”, lembrou, mencionando que na época das aparições o mundo vivia tempos turbulentos com guerras e a indiferença das pessoas em relação a Deus, como tem se visto hoje.

“Em tempos difíceis, cabe-nos ouvir o clamor de Maria que recomenda a oração do Terço, pedindo a misericórdia a Deus pelos próprios pecados e a conversão dos pecadores”, completou.

VIVENCIAR A FÉ

Aparecida Maria Cunha Santos, 67, foi ao Santuário na companhia das netas Maria Lucia, 8, Maria Isabel, 6 e Elis, 6. “Nasci no interior de Minas Gerais e aprendi com minha mãe a sempre rezar a Nossa Senhora. Ensinei a devoção aos meus filhos e hoje quero continuar esse legado com meus netos”, disse, mencionando um fato em sua vida que considera ter sido um milagre. “Recentemente, sofri um acidente em uma viagem interestadual. Houve vários óbitos, feridos, mas eu saí ilesa, como um milagre”, contou, emocionada.

O casal Deise Casado, 33, e Eduardo Vicentin, 34, foi à procissão com a filha Maria Clara, de 8 meses. “Nossa filha é um milagre de Nossa Senhora. Quando descobrimos a gravidez, estávamos cumprindo um cronograma de viagens de um sonho em comum: conhecer todos os estados do Brasil”, disse Deise. Ela recordou que no sétimo mês de gestação, durante uma dessas viagens, teve um sangramento e foi levada às pressas para atendimento médico. “Foi um momento difícil, mas já ali no hospital consagrei minha filha a Nossa Senhora”, contou a mãe. Maria Clara nasceu saudável, aos nove meses.

GRATIDÃO

Também na procissão, ao lado da mãe, estava a pequena Ana Claudia Martins Lopes, 8: “Nesta caminhada, quero agradecer por ter casa, família, cama, comida, poder ir à escola. Sei que muitos não têm essas oportunidades que eu tenho. Por isso, agradeço a Deus e a Nossa Senhora de Fátima e também peço por um mundo mais justo e igual para todos”.

Sergio Saad, 63, é adminstrador de empresas. Todos os anos, em 13 de maio, ele participa da procissão. “Lembro-me de que, ainda criança, com minha mãe, antes de dormirmos, rezávamos a Nossa Senhora, de joelhos. O motivo era sempre para agradecer a Maria. Com o passar dos anos, mesmo em meio às dificuldades da vida, busco manter o hábito de rezar e o compromisso da agenda, neste dia 13, é deixar as demandas para caminhar em louvor e gratidão por tantas graças alcançadas”, falou.

EMOÇÃO NA CASA DA MÃE

Dalva Santos, 75, veio de Guarulhos (SP) para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. “Durante a pandemia, não pude participar e estou emocionada em poder retornar à casa da mãe. Peguei dois ônibus e metrô, quase duas horas de viagem para agradecer a Nossa Senhora”, disse a devota que perdeu a irmã, vítima de COVID-19. “Ela era tão devota de Nossa Senhora de Fátima. Hoje, é a primeira vez que venho sem a sua companhia, mas tenho certeza de que ela está viva entre nós”, concluiu.

Rosangela Cortes Cardoso, 67, com o Terço na mão e entre lágrimas, pedia a Nossa Senhora de Fátima a cura do câncer no intestino. “Sempre priorizei e cuidei da minha saúde e há pouco mais de um ano fui diagnosticada com cancêr. Fiquei triste e inconformada. Com o tratamento e o resgate da fé, quero testemunhar o dom da minha cura”, contou.

Marilucia Bueno, 18, falou à reportagem sobre a emoção de ir à casa da Mãe. “Estar aqui no Santuário é motivo de alegria e gratidão. Somos a força jovem da Igreja que caminha e busca a cada dia estar em sintonia com os apelos do Evangelho e difundindo a devoção mariana”, disse, assegurando: “Com a Virgem Maria, fica mais leve a jornada cotidiana”.

Imagem vinda de Portugal continua a peregrinar por São Paulo

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fáti- ma chegou a São Paulo, vinda de Portugal, no dia 1º, quando foi recepcionada na Catedral da Sé e no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré.

Tem permanecido no Santuário a maior parte do tempo para a veneração dos fiéis, mas também já foi conduzida a outros locais. Na sexta-feira, 12, por exemplo, esteve no complexo de comunicação integradada da rádio 9 de Julho e do jornal O SÃO PAULO, no bairro da Freguesia do Ó, e também houve missa, com a presença da imagem, na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, localizada no mesmo endereço.

Nos próximos dias, estes são alguns dos locais para onde a imagem será levada para ser venerada pelos fiéis nacidadedeSãoPaulo.

  • Dia 17: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Salette (Rua Dr. Zuquim, 1.746, Alto de Santana – das 8h às 22h);
  • Dia 20: Santuário Sião do Jaraguá (Rua Galvão Bueno Trigueirinho, 764, Jaraguá – das 13h às 17h);
  • Dia 22: Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo (Praça Dom Duarte Leopoldo, 46, Vila Matilde – das 8h às 22h);
  • Dia 23: Paróquia São Domingos Sávio (Rua Tomás Lopes Ferreira, 131, Parque São Domingos – das 8h às 22h);
  • Dia 24: Creche Nossa Senhora de Fátima (Avenida Doutor Arnaldo, 1.492 – das 8h às 22h);
  • Dia 25: Paróquia Santa Rosa de Lima (Rua Apiacás, 250, Perdizes – das 8h às 22h);
  • Dia 26: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Ave- nida Pompeia, 2.221, Vila Pompeia – das 8h às 22h); 
  • Dia 27: Paróquia São Domingos (Rua Caiubi, 164, Perdizes – das 8h às 22h);
  • Dia 28: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (Avenida Pompeia, 1.250 – das 8h às 22h);
    Dia 29: Movimento Internacional Mariano (Rua Roma, 139, Granja Viana – das 8h às 22h).
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários