No Ipiranga, começa a peregrinação regional da réplica da Cruz e do Ícone da JMJ

Karen Eufrosino

Os jovens da Região Episcopal Ipiranga estiveram reunidos na tarde do sábado, 4, para a acolhida da réplica da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que neste ano acontecerá, em Lisboa, Portugal, no mês de agosto.  

A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Sião, Setor Pastoral Ipiranga, com missa presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, e concelebrada pelo Padre José Lino Mota Freire, Pároco; pelo Frei José Maria Mohomed Junior, Vigário Paroquial e Coordenador Regional de Pastoral; e pelo Padre Anderson Pereira Bispo, Assistente Eclesiástico do Setor Juventude na Região; assistidos pelos Diáconos Permanentes Feliciano Bonitatibus Neto e Valdomir Ramiro. 

A celebração foi marcada pela alegria e sentimento de pertença. A jovem Giuliane Muniz de Carvalho, que participa do grupo de jovens da Paróquia São José, no bairro do Ipiranga, disse que foi emocionante chegar perto da cruz: “E como se me sentisse fazendo parte da JMJ. Este ano, não conseguiremos participar em Lisboa, mas estaremos juntos, na oração”. 

Para o Padre Anderson Bispo, “a presença da réplica da Cruz e do Ícone traz o vislumbrar de comunhão, ou melhor dizendo, uma vivência sinodal para nossa Região, uma vez que mesmo em países distantes, nós caminhamos juntos, em um só coração e uma só alma”.

A jovem Ana Clara Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, faz parte do grupo peregrino que irá a Lisboa. Para ela, participar da chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, renova a esperança e dá à juventude um sentimento de estarem no caminho certo. 

Dom Ângelo Mezzari ressaltou que a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora são sinais da unidade da Igreja: “Estamos em uma paróquia dedicada a Maria, acolhendo os símbolos da JMJ 2023, cujo tema é ‘Maria levantou-se e saiu apressadamente (Lc 1,39)’; é um convite aos jovens e a toda Igreja no Ipiranga para viverem no caminho, em comunhão”. 

No dia 24 de março, uma sexta-feira, acontecerá a Via Sacra da Juventude, pelas ruas do Ipiranga, com os símbolos da JMJ. A concentração será às 19h, na matriz da Paróquia Nossa Senhora de Sião (Avenida Doutor Gentil de Moura, 151, Vila Dom Pedro I). 

Por Karen Eufrosino
Colaboradora de comunicação da Região Episcopal Ipiranga

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários