No Santuário Nacional de Aparecida, Dom Odilo abre a Novena da Padroeira do Brasil

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, foi o pregador da primeira noite da Novena em preparação da festa de Nossa Senhora Aparecida, na segunda-feira, 3, em Aparecida (SP).

Thiago Leon/Santuário Nacional de Aparecida

No Santuário Nacional, Dom Odilo refletiu sobre o tema “Com Maria, construir uma igreja sinodal”, enfatizando que a Novena deste ano convida todos os fiéis a renovar a consciência da natureza missionária da Igreja.
“A Igreja de Jesus Cristo é missionária. Isso não só no tempo dos apóstolos, mas também hoje”, afirmou o Arcebispo, recordando, ainda, que a Igreja é sinodal, como tem destacado o Papa Francisco ao convocar os católicos de todo o mundo ao processo em vista do Sínodo de 2023, como caminho de “comunhão, participação e missão”.

O Cardeal sublinhou que uma Igreja sinodal não é dividida em “partidos contrapostos”, influenciados por ideologias que não correspondem à natureza eclesial. “Jesus pensou a Igreja como comunhão de discípulos em torno dele. Ele é o centro da comunhão da Igreja, não uma ideia… É Nele [Jesus], que encontramos o remédio para superar as divisões”, acrescentou.

MARIA REÚNE OS DISCÍPULOS

Referindo-se a Nossa Senhora, Dom Odilo salientou seu papel na comunhão eclesial. “Maria continua reunindo os discípulos. Com nossa devoção a Maria, nós construímos uma Igreja sinodal. Ela sempre nos aponta para o centro que constrói a unidade da Igreja e diz sempre de novo ‘Façam tudo o que ele vos disser’”, disse.

Por fim, o Arcebispo invocou a intercessão da Padroeira do Brasil por todo povo brasileiro, “tão necessitado da mensagem de comunhão e superação de conflitos”, desejando, ainda, que “Nossa Senhora nos ajude a ser uma grande fraternidade”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários