Novas comunidades evangelizam e são sinal de esperança para os mais pobres

Aliança de Misericórdia e Missão Belém desenvolvem trabalhos com crianças, adolescentes e suas famílias em favelas da capital

Joiciane da Cruz, da Aliança de Misericórdia, conduz momento de evangelização na Capela Nossa Senhora Aparecida, na Favela do Moinho
Comunidade Aliança de Misericórdia

Ruas estreitas e sem asfalto, casas pequenas e feitas de madeira, papelão e alvenaria. Na megalópole dos contrastes, é perceptível o crescente número de pessoas morando em favelas e tantas outras que se encontram em situação de rua. Em meio às muitas dificuldades que enfrentam, elas encontram a mão estendida da Igreja em São Paulo, conforme constatou a reportagem do O SÃO PAULO, as atividades de evangelização e promoção humana realizadas pela Comunidade Aliança de Misericórdia, na Comunidade do Moinho, na região central; e pela Missão Belém, na Favela Nelson Cruz, no Belenzinho, zona Leste.

Ressurgir das cinzas

A Favela do Moinho, como é conhecida, surgiu da ocupação de pessoas de baixa renda em um terreno sob o viaduto Engenheiro Orlando Murgel, onde se localizava o antigo Moinho Central, indústria de processamento de farinha e fabricação de rações para alimentação animal, desativada na década de 1980.

Cercada entre os ramais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no bairro Campos Elísios, a Favela do Moinho se formou na década de 1990 e, atualmente, abriga mais de 5 mil pessoas, em 1,2 mil famílias. 

Em 2022, após três décadas de luta por urbanização e acesso ao saneamento básico, a comunidade conseguiu junto à Prefeitura garantir esse direito. Desde então, essas famílias são beneficiadas com a tarifa social de água e esgoto. 

Os moradores do Moinho sonham ainda com a regularização fundiária, ampliação da coleta de lixo e implantação de um sistema preventivo de combate a incêndio, já que, por duas vezes, a comunidade foi parcialmente destruída pelo fogo. As chamas foram contidas em um mutirão organizado pela Capela Nossa Senhora Aparecida, da Comunidade Aliança de Misericórdia, que na época era o único edifício de alvenaria do Moinho. 

Estender a mão

Desde o ano 2000, a Comunidade Aliança de Misericórdia atua no Moinho, na  comunidade chamada Fraternidade Belém – Moinho. No local, religiosas lideram várias ações: catequese; pastoral de rua; doação de alimentos e roupas; evangelização de crianças, adolescentes e jovens; visita às casas; a evangelização São Dimas, que busca restaurar a dignidade de homens e mulheres envolvidos no tráfico; o Oratório São Domingos, que evangeliza 120 crianças; o Centro de Educação Infantil (CEI) São Miguel Arcanjo; o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Domingos Sávio; além de iniciativas voluntárias para o resgate de vidas na Cracolândia. 

No CEI, por exemplo, são atendidas 100 crianças de 0 a 6 anos moradoras do Moinho e mais de 80 mil refeições servidas por ano. Também há atividades com os pais. Já o CCA atende 120 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no contraturno escolar.

Joiciane da Cruz, 28, é consagrada da Aliança de Misericórdia. Nascida em São Paulo de Olivença (AM), ela é missionária no Moinho há dois anos e ressaltou que a presença das religiosas  é “ser sinal da presença de Jesus, ser sal e luz em meio a tantas realidades de sofrimento humano e espiritual”.

Ela também falou do sonho de construir uma quadra de esportes paras as crianças que são atendidas. “É um projeto que esperamos que, muito em breve, seja concretizado, pois será um espaço de lazer dentro da comunidade”, pontuou.

Wellington chegou ao projeto em 2017, quando tinha 7 anos. Ele tinha dificuldades de socialização, comportamento agressivo e tinha dificuldades em aceitar as regras de convivência do projeto. A equipe do CCA, então, começou um trabalho com sua família. Hoje, aos 12 anos, ele participa assiduamente das atividades.  

Viviane, hoje com 6 anos de idade, ingressou no CEI quando tinha 1 ano e meio de vida. Sua família veio do Nordeste em busca de melhores condições em São Paulo, mas o pai acabou se tornando viciado em álcool. Aos poucos, com a orientação da Aliança da Misericórdia, a família se reestruturou, e hoje todos se alegram com o fato da menina que adora cuscuz já ter começado a aprender letras e palavras e até contar as histórias que lê.

As religiosas Joiciane, Rúbya e Aline dedicam no Moinho seu tempo à oração e à ação evangelizadora junto às famílias, crianças e jovens, e avaliam que suas atividades são uma pequena “gota” que oferece esperança e consolo à população frente aos desafios que vivenciam. 

LEIA MAIS
Favelas de São Paulo: territórios de desafios, solidariedade e oportunidades

Novo sentido

Irmã Cacilda e Padre Gianpietro na Favela Nelson Cruz
Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na zona Leste, na Favela Nelson Cruz, no Belenzinho, vivem aproximadamente 700 famílias. Ali, a Missão Belém é conhecida por sua ampla atuação em favor da população, com ações evangelizadoras e caritativas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Os consagrados e voluntários se empenham nos grupos de evangelização para crianças (Ajarai), adolescentes (Efatá), jovens (Yeshua), adultos (Ruah) e casais (Caná).

Beatriz Viviane de Souza, 23, é voluntária. Todo fim de semana, ela e outras 20 pessoas se dedicam à catequese de aproximadamente 130 crianças, adolescentes e jovens. 

“Nossa missão é apresentar um novo sentido de vida, longe dos prazeres do mundo, para que ancorados na fé e na espiritualidade possam encontrar um novo sentido para suas vidas”, pontuou Beatriz, enfatizando que a catequese é lúdica – com teatro, música e brincadeiras – e que ajuda a minimizar os impactos nos pequenos daquilo que os cerca no dia a dia: tráfico de drogas, extrema problema e violência. 

LEIA TAMBÉM
Paraisópolis é sinônimo de empreendedorismo e transformação social

Servir a Cristo nos pobres

Missão Belém

Desde 2005, a Missão Belém, fundada pelo Padre Gianpietro Carraro e a Irmã Cacilda da Silva Leste, atua no resgate de pessoas em situação de rua e em drogadição. Mais de 100 mil pessoas foram acolhidas pela Missão. Atualmente, são assistidos 700 enfermos que antes viviam nas ruas e são acolhidos 2,3 mil “irmãos de rua”, em 180 casas, tudo isso feito de forma gratuita e voluntária. 

Padre Gianpietro destacou à reportagem que a Missão Belém age pautada na evangelização e não somente na assistência social: “Com a obra, queremos transmitir o amor de Deus e resgatar o sentido da vida dessas pessoas”, enfatizou. 

Conheça e colabore com as novas comunidades
Aliança de Misericórdia: www.misericordia.com.br
Missão Belém: www.missaobelem.org
CONFIRA
Em Heliópolis, a presença da Igreja faz a diferença para o bem da comunidade
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários