O intenso início da Quaresma nas comunidades católicas chinesas

Arquidiocese de Pequim

Celebrações eucarísticas solenes com grande participação do povo de Deus, “escrutínios” dos catecúmenos em preparação para o Batismo, mandato missionário de leitores e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: nas comunidades católicas chinesas, o primeiro domingo da Quaresma foi marcado por encontros e ocasiões pastorais que acompanham, segundo a tradição, o início do caminho quaresmal, “tempo propício” para pedir perdão dos pecados, fazer obras de caridade e se preparar pela alegria da Páscoa.

Na Arquidiocese de Pequim, muitas paróquias adaptaram as celebrações litúrgicas às necessidades de muitos trabalhadores. Na catedral, no domingo, 26 de fevereiro, Dom Joseph Li Shan presidiu o rito de escrutínio dos catecúmenos e também conferiu o mandato missionário a 11 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, que serão enviados às casas dos idosos, enfermos e deficientes para levar a Eucaristia.

Em muitas paróquias de Pequim o rito de imposição das Cinzas também foi celebrado durante as missas no domingo, 26 de fevereiro. Na paróquia dedicada à Medalha Milagrosa, foi celebrado o sacramento da Unção dos Enfermos, além dos ritos do “escrutínio” dos catecúmenos e o mandato missionário dos leitores das celebrações litúrgicas. 

A comunidade católica de Shenzhen, além de celebrar os ritos quaresmais relativos aos catecúmenos, ministros da Eucaristia, enfermos e leitores, também viveu o primeiro domingo da Quaresma como uma oportunidade para sensibilizar todos os fiéis para as questões ecológicas e a proteção da Criação. O dia começou com uma caminhada ecológica após a missa. Os fiéis, liderados pelos párocos, promoveram também uma extraordinária coleta de lixo, sob o lema “Shenzhen ficará mais bonita e seu povo mais feliz graças à minha contribuição”. Assim, seguindo o ensinamento da Igreja reafirmado pelo Papa Francisco na encíclica Laudato si’, os católicos de Shenzhen também quiseram mostrar como a preocupação dos cristãos pela proteção da Criação pode oferecer uma preciosa contribuição à convivência urbana e ao bem comum de todos os cidadãos. 

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários