Óbolo de São Pedro: colaborar com o Papa para ajudar pessoas e projetos no mundo inteiro

Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, todos os anos, nas dioceses do mundo inteiro, a Igreja recolhe doações para o Óbolo de São Pedro. Este ano, no Brasil, a coleta ocorre no domingo, 3 de julho. 

Foto: Vatican Media

O Óbolo de São Pedro é uma ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de generosidade e adesão à solicitude do Sucessor de Pedro em relação às múltiplas carências da Igreja e às obras de caridade em favor dos mais necessitados, bem como às estruturas que acompanham sua missão apostólica. 

Em 2021, a coleta total do Óbolo de São Pedro chegou a quase 47 milhões de euros, diante de gastos que somaram 65,3 milhões de euros, um decréscimo nas doações que vem sendo sentido desde 2015 e cuja situação se acentuou em decorrência da pandemia. Além da contribuição recolhida durante a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo em todas as dioceses do mundo, há as ofertas recebidas por meio de transferências bancárias, doações, legados, heranças e depósitos. 

AJUDA AOS NECESSITADOS 

A assistência oferecida às dioceses e aos institutos religiosos com poucos recursos e aos fiéis em sérias dificuldades (pobres, crianças, idosos, marginalizados, mas também vítimas de desastres naturais, de guerras, refugiados, migrantes, entre outros) levou a Santa Sé a doar mais de 35 milhões de euros em 2021 e parte desta contribuição, 9,8 milhões de euros, veio do Óbolo, um valor que possibilitou a promoção de 157 projetos em 67 países. A África foi o principal beneficiário (41,8%), seguida da América (23,5%), Ásia (8,2%) e Europa (1%). 

AJUDA À MISSÃO DO PAPA 

Os 55,5 milhões de euros destinados em 2021 para apoiar o ministério papal representaram 23% das despesas totais dos dicastérios dedicados à missão apostólica no mesmo ano. Trata-se das estruturas renovadas pela recente constituição apostólica Praedicate evangelium, que colaboram com o Pontífice em sua missão como líder universal da Igreja, e incluem as diversas formas nas quais a evangelização se expressa (espiritual, educacional, legal, comunicacional, caritativa, diplomática, entre outras).

LEIA TAMBÉM

ATÉ ONDE CHEGA A CARIDADE DO PAPA?

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários