Papa exorta católicos africanos a caminhos de conversão missionária, ecológica, de paz e de reconciliação

Francisco enviou mensagem a participantes do II Congresso Católico Pan-africano de Teologia, Sociedade e Vida Pastoral

Papa Francisco durante a viagem a Moçambique em 2019 (foto: Vatican Media)

O Papa Francisco se dirigiu, na terça-feira, 19, por meio de uma mensagem de vídeo, aos participantes do II Congresso Católico Pan-africano de Teologia, Sociedade e Vida Pastoral que teve início, em Nairóbi, no Quênia, na segunda-feira, 18, na Universidade Católica da África Oriental.

O encontro, promovido pela Rede Católica Pan-africana de Teologia e Pastoral, prossegue até sexta-feira, 22e reúne mais de 80 líderes religiosos e estudiosos dos cinco continentes.

Segundo o Papa, este encontro “é um sinal de esperança de que teólogos, leigos, sacerdotes, religiosos, religiosas e bispos tenham tomado a iniciativa de caminhar juntos. Reunir-se para discernir o que Deus nos diz hoje, não apenas para responder às necessidades que certamente são um desafio, mas também para transformar em realidade os sonhos africanos (sonhos sociais, culturais, ecológicos e eclesiais) que são um sinal de uma Igreja africana em saída”.

SEGUIR EM FRENTE

Em suas visitas à África, o Papa diz que sempre se impressionou “com a fé e a resiliência desses povos”.

“Como comentei em minha viagem à República Centro-Africana, em 2015, a ‘África sempre nos surpreende’. Façam emergir o melhor de vocês nesta reflexão para que seja surpresa, para que nasça essa criação africana que nos surpreende a todos”, disse o Pontífice.

A ÁFRICA É POESIA

Segundo Francisco, “a sabedoria dos ancestrais africanos nos lembra, para este importante encontro, que ‘as montanhas nunca se encontram, mas as pessoas sim’. Sigam em frente. Juntos. Acompanhando-nos, ajudando-nos e crescendo juntos”.

“Que uma teologia sapiencial, como vocês propõem, seja a boa nova da misericórdia para os pobres e alimente as pessoas e as comunidades em sua luta pela vida, pela paz e pela esperança”, disse ainda o Papa na mensagem de vídeo.

“Que o Espírito Santo os inspire. Que saiam desse congresso os caminhos de que a Igreja precisa: caminhos de conversão missionária, ecológica, de paz, reconciliação e transformação do mundo inteiro”, concluiu.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários