Papa nomeia novo prefeito do Dicastério para os Bispos 

Dom Robert Francis Prevost irá suceder ao Cardeal Marc Ouellet também como presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina

Vatican Media

O Papa Francisco aceitou nesta segunda-feira, 30, a renúncia do Cardeal Marc Ouellet, 78, dos cargos de prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, por limite de idade. Na mesma ocasião, o Pontífice nomeou para assumir os referidos cargos Dom Robert Francis Prevost, agostiniano norte-americano, até então bispo de Chiclayo, no Perú, conferindo-lhe o título de arcebispo. Ele tomará posse no cargo no dia 12 de abril. 

Dom Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955. Em 1977, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA), na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Em 29 de agosto de 1981 emitiu os votos solenes. Ele estudou na União Teológica Católica em Chicago, graduando-se em teologia.

Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (l’Angelicum). Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982. Obteve o mestrado em 1984 e, depois, foi enviado para trabalhar na missão de Chulucanas, em Piura, Peru (1985-1986).

Em 1987 obteve o doutorado com a tese: “O papel do prior local da Ordem de Santo Agostinho”. No mesmo ano, foi eleito diretor de vocações e diretor de missões da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Olympia Fields, Illinois (EUA). Em 1988 foi enviado à missão de Trujillo, no Perú, como diretor do projeto de formação comum dos aspirantes agostinianos dos Vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Lá foi prior de comunidades (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e professor de professos (1992-1998). Na Arquidiocese de Trujillo foi vigário judicial (1989-1998), professor de direito canônico, patrística e moral no seminário maior “San Carlos e San Marcelo”.

Fotos: Agostinianos

Em 1999 foi eleito prior provincial da Província “Mãe do Bom Conselho” (Chicago). Depois de dois anos e meio, o Capítulo Geral Ordinário o elegeu Prior Geral, ministério que a Ordem mais uma vez lhe confiou no Capítulo Geral Ordinário de 2007. Em outubro de 2013 voltou à sua Província (Chicago) para ensinar os professos e vigário provincial; cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou, em 3 de novembro de 2014, administrador apostólico da Diocese de Chiclayo (Peru), elevando-o à dignidade episcopal de bispo titular da Diocese de Sufar. Em 7 de novembro tomou posse canônica da diocese na presença do núncio apostólico James Patrick Green; foi ordenado bispo em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na catedral de sua diocese. É bispo de Chiclayo desde 26 de setembro de 2015. Desde março de 2018, é segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. 

O Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020.

O DICASTÉRIO 

Segundo a constituição apostólica Praedicate Evangelium, sobre a Cúria Romana e o seu serviço à Igreja no mundo, compete ao Dicastério para os Bispos tudo o que se refere à constituição e provisão das Igrejas particulares e ao exercício da missão dos bispos na Igreja latina. 

Esse organismo também deve se ocupar, depois de ter recolhido os elementos necessários e em colaboração com os Bispos e as Conferências episcopais, de tudo o que diz respeito à constituição das dioceses e demais circunscrições eclesiásticas e dos seus agrupamentos, à sua divisão, unificação, supressão e outras modificações. 

De igual modo, cabe a esse dicastério tudo o que diz respeito à nomeação dos Bispos diocesanos e titulares, dos Administradores apostólicos e, em geral.

Fonte: Avvenire 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários