Papa: rezemos pelas famílias para que vivam o amor com gestos concretos

O vídeo do Papa para o mês de junho foi divulgado na quinta-feira, 2, com a intenção de oração que Francisco confia à Igreja. O Pontífice reza “pelas famílias cristãs de todo o mundo para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana”.

Site Oficial do X Encontro Mundial das Famílias

A série de três vídeos do Papa sobre a família continua neste mês de junho, após dedicar o primeiro episódio ao jovens em maio. Na quinta-feira, 2, então, foi divulgado o vídeo sobre o caminho percorrido junto à família:

“A família é o lugar onde aprendemos a viver juntos, a conviver com os mais novos e os mais velhos. E, ao estarmos unidos, jovens, idosos, adultos, crianças, ao estarmos unidos nas diferenças, evangelizamos com o nosso exemplo de vida.”

Produzida pela Rede Mundial de Oração do Papa com a colaboração do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a intenção de oração deste mês coincide com a celebração do Encontro Mundial das Famílias, que acontede de 22 a 26 de junho em Roma. Um evento que encerra o ano dedicado à meditação sobre a família, por ocasião do aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica Amoris laetitia.

A família em crise?

De fato, a família continua a ser a principal fonte de significado na vida de muitas pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pew em 2021, perguntando o que dá sentido à existência, aponta nessa direção: a família foi mencionada em primeiro lugar, antes da profissão, do bem-estar material ou da saúde. Por isso da importância em tomar conta da própria família, na sua realidade concreta, relembra o Papa:

“É claro que não existe a família perfeita. Há sempre um ‘mas’. Mas tudo bem. Não devemos ter medo dos erros; devemos aprender com eles para podermos avançar. Não esqueçamos que Deus está conosco: na família, no bairro, na cidade onde vivemos, Ele está conosco. E Ele se preocupa conosco, está sempre conosco no vaivém do barco agitado pelo mar: quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está lá, nos acompanha, ajuda, corrige.”

A família como caminho de santidade

O Papa recorda ainda que, para além do seu grande valor humano, a família é também valiosa do ponto de vista da fé:

“O amor na família é um caminho pessoal de santidade para cada um de nós. Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês. Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, por cada uma e por todas as famílias para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.”

O Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, falou sobre as famílias que crescem no caminho da santidade: “não existe a família perfeita, Amoris laetitia lembra-nos, e não devemos ter medo das dificuldades. Todas as famílias têm preocupações, sofrimentos, mas também alegrias e esperanças. São as relações amorosas entre cônjuges, pais, filhos e avós que os tornam caminhos de santidade, feitos de simples gestos diários, que pouco a pouco tornam extraordinários os momentos comuns”.

O Pe. Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou a intenção deste mês ao afirmar que “Francisco nos recorda que a família é o lugar onde aprendemos a conviver com a diferença, com os jovens e com os idosos. Conhecer pessoas que são diferentes é uma riqueza, não uma ameaça. No mundo de hoje parece que a diferença provoca confronto, quando deveria abrir novos caminhos. A família é o lugar para aprender a amar, para conviver na diferença, aprendendo com os erros, conscientes de que o Senhor está presente, ajuda e acompanha. Esta experiência da presença de Deus nasce da oração, e é por isso que é importante rezar pela intenção de oração do Papa”.

Andressa Collet – Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários