Paróquia São Vito Mártir passa por revitalização predial e de vida pastoral

Com apoio de fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, benfeitores locais e de outras regiões, reformas estão sendo feitas desde 2022

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Há quase um ano, a Paróquia São Vito Mártir, no Brás, está passando por reforma. São reparos que vão desde intervenções na nave do templo até adequações para a segurança e melhorias, sobretudo nos seis andares do prédio que compreende as instalações da Paróquia, fundada em 24 de março de 1940.

“A reforma faz parte de um projeto de revitalização dessa Paróquia que é histórica e foi iniciada pelos imigrantes italianos do final do século XIX, início do século XX, que vieram trabalhar nas indústrias Matarazzo”, contou ao O SÃO PAULO Padre Michelino Roberto, Administrador Paroquial.

A maioria desses imigrantes era da cidade de Polignano a Mare, região sul da Itália. “Devotos de São Vito Mártir, eles construíram uma antiga capela na região, que depois foi demolida e deu lugar à construção do atual edifício, cujo destino era o culto católico, centrado na figura de São Vito”, detalhou o Sacerdote.

OBRAS DE MISERICÓRDIA

Em abril deste ano, a Paróquia iniciou um projeto de contraturno escolar voltado a crianças e jovens. A iniciativa é administrada pelo Instituto Virtus, que é um braço das obras de misericórdia do CorUnum, associação da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, Setor Jardins, igreja-irmã da São Vito Mártir.

Realizado de segunda à sexta-feira, das 7h15 às 12h15, o projeto acontece no primeiro andar do prédio, que foi todo reformado e conta agora com uma sala de aula, biblioteca e espaço multiuso, em que são feitas as refeições.

No contraturno, além do reforço escolar de linguagem, matemática, ciências e artes, as 20 crianças, com idades de 7 a 11 anos, também têm aulas de Catequese.

Para chegar a essas crianças, o Instituto Virtus, juntamente com a Paróquia, fez uma parceria com a Escola Estadual Romão Puiggari, próxima à igreja.

“A escola nos abriu as portas. Em março, visitamos todas as turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, falando sobre o projeto e orientando como participar. Foi assim que os pais dessas crianças chegaram até nós”, explica Izadora Daniel, 33, coordenadora do contraturno.

EDUCAÇÃO E FÉ

Além das atividades em sala de aula, as crianças desfrutam da biblioteca, tendo acesso a livros e a jogos educativos, e participam de teatro, caratê, atividades de psicomotricidade (com vistas à coordenação motora) e cantiga popular.

Embora as aulas da turma de Catequese aconteçam apenas às sextas-feiras, o itinerário catequético é permanente: “Começamos o dia na Paróquia com oração de oferecimento, agradecimento e petição, antes do café da manhã. Depois, temos um encontro em que conversamos sobre as virtudes. A cada semana, trabalhamos uma, que é escolhida em conjunto”, detalha Izadora.

“Fazemos outro momento de oração após o almoço, pouco antes da saída. Na verdade, todo nosso ensino é catequético. Ensinar o autocontrole e as virtudes no dia a dia, tudo isso é ensinar a orar, a conhecer a Deus”, acrescenta.

Ainda faz parte do projeto a realização mensal de formações com os educadores e com os pais. “Preparamos para os pais palestras sobre desenvolvimento infantil, incluindo hábitos de higiene e nutrição, e desenvolvimento do caráter por meio das virtudes”, explica.

Conforme disseram membros do conselho do CorUnum, a iniciativa educa pelos caminhos da verdade, da beleza e da bondade, despertando a dignidade em cada pessoa, e difunde uma cultura de virtudes e formação intelectual sólida para que os alunos adquiram autonomia e as habilidades necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

REVITALIZAÇÃO PASTORAL

A Paróquia São Vito Mártir está ainda comprometida em reconstruir as relações humanas da comunidade.

“Ao longo dos anos, houve a deteriorização da região e do entorno da Paróquia, sendo que muitos fiéis se mudaram do bairro e, mais recentemente, a pandemia agravou a questão da participação das pessoas”, comenta o Padre José Ferreira Filho, Vigário Paroquial.

Padre José reforça que, com os ambientes reformados, a Paróquia pode oferecer formações e cursos para reconstruir seu agir pastoral: “Estamos reformulando a própria Catequese e o curso de Crisma. Começamos a Escola da Fé e estamos reorganizando o grupo de coroinhas e cerimoniários”.

Atualmente, a Paróquia assiste mensalmente 92 famílias com cestas básicas, e, também, se preocupa em acolher a comunidade estrangeira. “Ainda existe uma presença italiana muito forte e que move a questão da fé, mas também temos a participação de novos imigrantes de outros povos, como os latino-americanos e africanos. Alguns já frequentam a Paróquia, mas há muitos outros que ainda não e precisam ser atraídos”, comenta o Vigário Paroquial.

REESTRUTURAÇÃO FÍSICA

As obras na Paróquia São Vito foram iniciadas em julho do ano passado, e estão sendo mantidas graças a uma força conjunta de fiéis, doadores do comércio local e benfeitores da Paróquia Nossa Senhora do Brasil.

“Eu programei essa reforma durante um ano e meio. Com a colaboração de todas as pessoas que confiaram na proposta de revitalização da Paróquia, fiz um caixa para iniciar a obra. Agradeço a todos”, conta Padre Michelino.

O prédio, por ser antigo, precisou ser totalmente reformado, o que envolveu a troca de toda a parte elétrica e hidráulica, instalação de sistemas de segurança, revestimentos e a reforma da própria nave da igreja, a ser iniciada.

Para a execução, a Paróquia contratou uma empreiteira de engenharia. Um dos profissionais da empresa é Raildo Lopes dos Santos, 45, engenheiro responsável pela obra: “Quando o Padre nos procurou, encarei como uma bênção, não só pelo carinho que tenho pela Paróquia, mas por poder fazer uma obra que beneficiará muitas pessoas por meio de toda a revitalização física, espiritual e social”.

Santos comenta que por ser um prédio antigo, o cuidado está sendo redobrado. “É preciso estar atento ao que será mexido, o que será quebrado. Por exemplo, a parte estrutural mantivemos intacta. Não quebramos nem um pilar ou viga.”

A Paróquia São Vito conta ainda com a colaboração voluntária de arquitetos e decoradores de interior.

Do ponto de vista estético, apesar da modernização, também está sendo resgatado um pouco da história do prédio. Em alguns ambientes, os tijolos originais da construção estão sendo expostos.

Na biblioteca, por exemplo, foram usados caixotes de feira como estantes, em referência às atividades econômicas da região, que é uma zona cerealista.

“Ao restaurar a fachada do prédio, queremos também dar uma identidade visual de Igreja, para que as pessoas identifiquem o ambiente religioso”, acrescenta Padre Michelino.

Para contribuir com a reforma:

PIX 63.089.825/0035-93 ou acesse https://nossasenhoradobrasil.com.br/corunum/

SÃO VITO MÁRTIR

Esse santo italiano tinha apenas 7 anos quando começou a manifestar dons especiais. O mais célebre deles foi quando fez voltar à vida, em nome de Jesus, um garoto que tinha sido estraçalhado por cães

São Vito foi preso e martirizado. Por não ter negado a fé cristã, foi torturado até a morte quando tinha 15 anos de idade

Em 1895, uma imagem de São Vito Mártir foi trazida ao Brasil por imigrantes italianos. O Santo começou a ser reverenciado no Brás.

A Paróquia foi criada em 24 de março de 1940.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários