Pascom: Uma pastoral chamada a promover a comunhão

A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”.

A Pascom, como é popularmente conhecida no Brasil, surgiu como resposta à urgente necessidade da Igreja em utilizar e evangelizar pelos meios de comunicação social. Esta pastoral se estrutura a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um “eixo transversal de todas as pastorais da Igreja”.

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano como pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado do testemunho de vida cristã.

EM SUA ABRANGÊNCIA, A PASCOM SE DESTACA PELAS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

  • Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
  • Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
  • Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
  • Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
  • Envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja;
  • Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

A Pastoral da Comunicação está estruturada em milhares de comunidades, paróquias e na maioria das dioceses do Brasil.

Na Arquidiocese de São Paulo, a Pascom integra o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação e é constituída de uma equipe de reflexão central, atualmente coordenada pelo Padre Antonio Francisco Ribeiro, com o auxílio da Irmã Viviani Moura, jornalista e religiosa paulina. A equipe também conta com representantes das regiões episcopais. Além da preocupação em organizar grupos de coordenação nas seis regiões episcopais e em todas as paróquias, a equipe central promove cursos de formação e encontros para a motivação dos agentes de pastoral.

Com o destaque pastoral preocupado com a renovação das paróquias, a atuação da Pascom é fundamental, uma vez que sua missão está vinculada à busca de unidade do trabalho desenvolvido por todas as pastorais de uma comunidade.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários