Pastoral Familiar apresenta novo guia para o Setor Pós-Matrimonial

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou o novo guia para o Setor Pós-Matrimonial. Inspirado nas indicações da exortação Amoris Laetitia, o material é voltado para a atuação pastoral junto aos casais que já têm alguns anos de vida matrimonial e suas famílias, tendo como mote “acompanhar, discernir e inserir as famílias”.

“Este guia quer ser a força para construir a casa sobre a rocha, para firmar as bases morais e espirituais dos casais e das famílias que querem aprofundar o sentido da vida e da presença de Deus na Igreja Doméstica“, resume o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

O bispo também ressalta que a proposta de acolher, acompanhar, discernir e integrar, baseada na Amoris Laetitia, “é uma atualização do nosso modo de fazer e compreender a Pastoral Familiar, não como algo dado e engessado, mas como um itinerário permanente de crescimento da fé no seio familiar, na comunidade eclesial e no testemunho do amor de Cristo a toda sociedade”.

O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, destaca que o material é destinado “a todos aqueles que reconhecem o valor do Sacramento do Matrimônio como imagem do Amor de Cristo pela sua Igreja, e desejam se capacitar para testemunhá-lo de forma contundente ao mundo contemporâneo”.

A publicação, continua o padre, “foi organizada de modo a fornecer conteúdo fiel ao Magistério da Igreja, bem como orientações pastorais de fácil consulta para sacerdotes, religiosos e leigos que exercem algum tipo de apostolado ou acompanhamento de casais e famílias”.

Ainda segundo o assessor, o guia segue uma metodologia de apresentação de propostas a partir de quatro eixos-chave, tendo como base a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia e trazendo, em cada seção, subtemas relevantes dentro das quatro atitudes práticas de acolher, acompanhar, discernir e integrar.

Esta publicação soma-se a outros guias da Pastoral Familiar que foram atualizados no presente quadriênio, principalmente com as contribuições do magistério do Papa Francisco. Além do Guia do Setor Pós-Matrimonial, já foram lançados o Guia de Implatação na Paróquia e o Guia do Setor Pré-Matrimonial. Em breve, será disponibilizado o guia para o Setor Casos Especiais, que está em preparação.

O livro está disponível na loja virtual da Pastoral Familiar. Para adquirir, acesse: http://bit.ly/SetorPos

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários