Pausa para uma boa leitura

O SÃO PAULO também reuniu uma relação de livros com narrativas que aprofundam a fé, estimulam a criatividade e a imaginação – pautados nos valores, abordando temas relevantes de forma lúdica e divertida.

APROFUNDAR A FÉ

Olhar para Cristo – Exercícios de fé, esperança e caridade, de autoria de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI (1927-2022), é fruto da pregação de um retiro em que apresenta uma profunda reflexão sobre as virtudes teologais: fé, esperança e caridade.  Uma obra que é uma referência de meditação e de orientação, para sacerdotes e leigos. 

Bernardo de Claraval – Testemunha do seu tempo perante Deus, do autor Daniel-Rops, apresenta ao leitor a história de São Bernardo (1090-1153). Na obra, o autor sublinha a mística e a ação próprias do santo que imprimiu a sua marca no século XII, por meio de uma vida totalmente dedicada a Cristo e a Igreja, dedicando-se à oração, à contemplação e à evangelização.

A sombra do Pai – História de José de Nazaré, do escritor, romancista, político e publicitário católico polonês Jan Dobraczynski, apresenta ao leitor em um romance histórico a história de São José o pai adotivo de Jesus, o homem do escondimento, do silêncio operante e decidido.

Na obra, o autor apresenta as narrativas da Anunciação, a visita da Santa Virgem à Santa Isabel, o nascimento do Senhor e a fuga para o Egito sob o ponto de vista de São José. Jan salienta com detalhes e fatos históricos como deve ter sido a vida deste homem que era a Sombra do Pai Celestial na vida de Seu Filho Jesus.

O preço a pagar por me tornar cristão, de Joseph Fadelle, apresenta a autobiografia de Muhammad Moussaoui. Nascido no Iraque, no seio de uma rica e aristocrática família xiita, a vida do jovem parecia tranquila e bem encaminhada, até que a convivência forçada com um cristão durante o cumprimento do serviço militar abala suas certezas acerca do Islamismo. Tocado pela leitura da Bíblia, até então por ele desconhecida, e por uma experiência de natureza mística, Muhammad decide converter-se ao Cristianismo, o que significa arriscar tudo, até mesmo a própria vida. 

Depois de ser preso e torturado, ele foge com sua mulher e filhos para a Jordânia com o apoio da pequena comunidade cristã da qual consegue se aproximar. Após ser batizado, nunca imaginou que seus próprios irmãos atentariam contra sua vida. 

A obra prende o leitor e evidencia o real compromisso com a adesão da fé, a intolerância religiosa e os valores humanitários. 

COMPROMISSO E AÇÃO

Cartas de um diabo a seu aprendiz (The Screwtape Letters) é um livro de C. S. Lewis. A obra, em formato de 31 cartas, mostra um demônio mais velho chamado Screwtape escrevendo para um demônio mais novo chamado Wormwood. Na narrativa, ele ensina o aspirante a agir como um bom demônio, corrompendo as pessoas e fazendo elas se perderem.

O caçador de pipas, de Khaled Hosseini, é uma ficção histórica que se passa no Afeganistão e nos Estados Unidos, no período de 1970 a 1990. A obra, dividida em três grandes partes, narra em síntese: os momentos da infância do protagonista Amir no Afeganistão, antes da chegada do Talibã e seu melhor amigo Hassan; seu refúgio nos Estados Unidos por causa do conflito; e sua volta ao país de origem.

O livro aborda a questão do Talibã no Afeganistão, a religião islâmica, imigração, denúncia de crimes, regime de adoção, situação de crianças na guerra, suicídio… 

Livro das virtudes, de William J. Bennett, apresenta histórias, contos e poemas que ilustram as virtudes essenciais para a formação moral (Disciplina, Compaixão, Responsabilidade, Amizade, Trabalho, Coragem, Perseverança, Honestidade, Lealdade e a Fé) de qualquer cidadão. 

LER PARA E COM AS CRIANÇAS

Neste período de férias, dedicar um tempo para ler com e para as crianças pode ser um momento propício de união e incentivo à leitura, sobretudo, para estimular a criatividade e a imaginação despertando para novas literaturas, especialmente, as que levam a conhecer a fé. 

Bíblia, a mais fascinante história, da editora Paulinas, em uma versão ilustrada para crianças apresenta as histórias da Bíblia numa linguagem para os pequenos entenderem o contexto e os fatos narrados. 

Nestas páginas, o leitor vai encontrar os protagonistas da Bíblia: Abraão, Moisés, Maria, Jesus e tantos outros que vão ajudar a entender o Antigo e Novo Testamento, deste que é considerado o livro mais lido do mundo.

O livro dos heróis para crianças, também de William Bennett, traz uma seleção de 18 narrativas sobre personagens reais e fictícios que, com pequenos gestos de compaixão, perseverança, responsabilidade, honestidade, lealdade e fé, construíram sua jornada heroica. O enredo é rico de mensagens que estimulam as crianças a continuar firmes e fiéis aos seus propósitos e a seguir e escolher sempre o caminho do bem.

A turma da Rua Quinze, de Marçal Aquino, narra o desaparecimento de Marcão, um morador da Rua Quinze. O acontecimento movimentou e reuniu a turma da mesma rua para investigar o vizinho recém-chegado que alugou ali um casarão. Em busca de Marcão, os amigos acabam se envolvendo com uma perigosa quadrilha.

O mestre dos games, de Afonso Machado, conta a história do Cláudio que vai passar férias na casa do avô, mas ele fica o tempo todo vidrado em seu game. Um dia, os dois são rendidos por bandidos e o avô é levado para um cativeiro no meio da floresta. O garoto foge e acaba imergindo no universo do jogo e ali, no universo virtual, ele encontra ajuda para salvar o avô. O livro aborda os valores da empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários