Prefeitura amplia vacinação com o imunizante Pfizer bivalente para toda população acima de 18 anos a partir deste sábado, 6

Dia D de Multivacinação e a nova etapa da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para adolescentes acontecerão simultaneamente

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A partir do próximo sábado (6), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia a vacinação com a Pfizer bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. A capital recebeu na noite da última terça-feira (2), mais de 1 milhão de doses do imunizante que serão distribuídas para as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

A SMS reforça a importância de que o grupo prioritário elegível, principalmente os idosos, procurem as unidades para receber a vacina contra a Covid-19 a fim de prevenir as formas graves da doença.

A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.

Atualmente, o imunizante está disponível para pessoas acima de 40 anos de idade, além de maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua. Desde o dia 27 de fevereiro, até o momento, a capital aplicou 1.344.167 doses da vacina.

Dia D de multivacinação

Também no sábado, a SMS realiza o Dia D de multivacinação, com vacinas contra a Covid-19, influenza (vírus causador da gripe), vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), com a atualização de carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes com imunizantes disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Além disso, as UBSs da capital entregarão aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), que deverá ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado. A entrega da DVA tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente contra o HPV. A escola fará a sensibilização dos adolescentes sobre importância da imunização.

“O Dia D de multivacinação é mais uma estratégia da Prefeitura de São Paulo para facilitar o acesso da população à vacinação, proporcionando maior proteção contra diversas doenças e, assim, avançar no aumento das coberturas vacinais na cidade”, reforça o coordenador da Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira.

Para essas ações, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h, e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Saiba mais sobre a vacinação na página Vacina Sampa.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários