Presidência do Celam fala à imprensa sobre nova sede e assembleia extraordinária

Com a participação de jornalistas de toda a América Latina, aconteceu na segunda-feira, 11, a coletiva de imprensa com a presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), a respeito da inauguração e bênção da nova sede, que acontecerá na terça-feira, 12, em Bogotá, na Colômbia.  

Presidência do Celam fala à imprensa sobre nova sede e assembleia extraordinária, Jornal O São Paulo
Foto: Celam

Na ocasião, Dom Miguel Cabrejos, Presidente do Celam, recordou o processo de renovação e reestruturação do organismo, iniciado em 2019. Ele lembrou, também, que a assembleia extraordinária que ocorre nesta semana tratará de temas pastorais de grande projeção para a Igreja no continente, e que é uma grande alegria ver o sonho de uma nova sede se tornar realidade.

Dom Jorge Lozano, Secretário geral do Celam, explicou que a assembleia extraordinária reunirá os presidentes e delegados das 22 conferências episcopais da América Latina e do Caribe para momentos de reflexão e oração.

“Nestes dias, nos acompanharão porta-vozes da Santa Sé, como é o caso do Cardeal Michael Czerny, Prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral; Dom Luis Marin, Bispo de San Martín, Subsecretário do Sínodo dos Bispos; e Lucio Ruiz, Secretário-geral para o Dicastério para a Comunicação”, detalhou Dom Jorge Lozano.

“Analisaremos os acontecimentos da Igreja no mundo e na América Latina e no Caribe. Os membros da assembleia poderão participar com perguntas e sugestões”, comentou o Prelado, assegurando, ainda, que haverá momentos para compartilhar perspectivas quanto à fase continental do Sínodo universal, incluindo o documento com as orientações pastorais da Assembleia Eclesial.

FASE CONTINENTAL DO SÍNODO

Padre Pedro Brassesco, Secretário-adjunto do Celam, falou sobre a importância da sinodalidade, que “não é uma palavra da moda, mas, sim, a essência mesma da Igreja, por isso o Papa Francisco nos convida a caminhar juntos, a uma escuta ampla, inspirados pelo Espírito Santo”.

O Sacerdote anunciou que a fase diocesana do Sínodo universal será finalizada em 15 de agosto, após a qual se passará à fase continental, da qual o Celam será o encarregado de realizar os trabalhos.

Falando sobre a inauguração da nova sede do Celam, Padre Adolfo Vera, administrador do local, explicou que esta estará a serviço das conferências episcopais da América Latina e do Caribe e que o prédio foi pensando já pelas presidências anteriores à atual.

Fonte: Celam

Deixe um comentário