Procissões públicas estão proibidas na Nicarágua

Cathopic

Em mais uma investida contra a Igreja Católica e os opositores de seu governo, Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, proibiu as tradicionais procissões públicas da Via-Sacra em todas as paróquias do país. Agora, o tradicional ritual poderá ser celebrado apenas no interior dos templos ou ao redor da Catedral.

A medida foi tomada no contexto da crescente repressão do presidente Ortega contra a Igreja no país, no qual se inclui a recente condenação de Dom Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa, a 26 anos de prisão, e a deportação para os Estados Unidos de 222 opositores políticos.

Cathopic

Na semana passada, em um discurso pelos 89 anos da morte do herói nacional nicaraguense Augusto Sandino, o presidente Ortega novamente atacou a Igreja, acusando o Vaticano de ser uma organização mafiosa, de ter apoiado vários ditadores, entre eles Mussolini e Somoza, deposto pela Revolução Sandinista em 1979.

“Não acredito em Papas nem em reis: quem escolhe o Papa? Se queremos falar de democracia, o povo deve primeiro eleger os padres, os bispos e até o Papa deve ser eleito por voto direto e não pela máfia organizada no Vaticano”, afirmou o governante nicaraguense.

Fonte: Gaudium Press

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários