‘Quando um pregador fala contra o Papa, contra os bispos, ele não está falando em nome da Igreja’

Alertou o Arcebispo de São Paulo, no programa ‘Encontro com o Pastor’, da rádio 9 de Julho

Foto: Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer alertou sobre o perigo dos falsos profetas, no programa “Encontro com o Pastor”, da segunda-feira, 21, da rádio 9 de Julho.

Na memória litúrgica de São Pedro Damião, doutor da Igreja e grande influência no pensamento e reflexão teológica e ainda hoje referência para com a reta explicação da doutrina da Igreja, o Arcebispo de São Paulo chamou a atenção aos falsos profetas.

“Devemos estar muito atentos de qual fonte nós bebemos, porque há muitos que se apresentam pregando Evangelho, mas criam divisões. Muitos por vaidade própria, nós poderíamos dizer hoje, para ter muitos seguidores no Facebook, no Instagram, para dizer que são os mestres e orientadores da Igreja, mas estes não estão em comunhão com a Igreja. Devemos estar sempre muito atentos a estes falsos pregadores que mais fazem mal do que bem, que desviam a muitos fiéis.”, explicou Dom Odilo.

O Cardeal afirmou ainda que um teólogo ou pregador pode fazer as suas observações sobre o que considera que poderia ser diferente, ou ser visto de outra forma pela Igreja, pois há liberdade para tal. Porém, sempre na caridade, não na perspectiva de divisão, de acusação ou para criar intriga.

“Quando um pregador falar contra o Papa, contra os bispos, o seu conjunto, nós devemos estar muito atentos, desconfiar que ele não está falando em nome da Igreja. Está pregando a si mesmo”, enfatizou.

“Nossa fé não é uma questão simplesmente de descoberta pessoal individual. Nós cremos com a Igreja, não sozinhos. Nós cremos como crê a Igreja, não sozinhos. Isso é fundamental para que nos mantenhamos serenos, com espírito atento, espírito crítico, diante dos falsos pregadores que querem claramente dividir os católicos com as suas posições. Não podemos fazer isto. Dividir a Igreja seria como dividir o corpo de Cristo, dividir e introduzir feridas, lacerações no corpo de Cristo”, completou o Arcebispo.

Por fim, Dom Odilo fez menção à tragédia em Petrópolis (RJ) e pediu que os fiéis se solidarizem e façam doações por meio da Cáritas, das paróquias ou comunidades.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Júlio César
Júlio César
2 anos atrás

É isso mesmo! Igreja tem que tá UNIDA ao Papa…

Yasmin
Yasmin
11 meses atrás

O Papa sempre fala em nome de Jesus e defendendo o Evangelho. Infelizmente é muito perseguido, mas em suas falas e atitudds sempre defendeu aquilo que é correto