Regional Sul 1 elege nova Presidência e analisa suas ações em diferentes realidades

Membros da Presidência do Regional Sul 1: Dom Moacir Silva (Vice-presidente), Dom Júlio Akamine (Presidente) e Dom Carlos Silva (Secretário)
Foto: Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB

Reunidos no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), entre 30 de maio e 1o de junho, os bispos de dioceses e arquidioceses paulistas participaram da 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (Conser Sul 1) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à luz do tema “Uma Igreja em saída para as periferias”.

A Assembleia também foi eletiva, tendo sido escolhido como Presidente do Regional Sul 1, para o quadriênio 2023-2027, Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba. O Vice-presidente é Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, e o Secretário, Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Também foram eleitos os membros dos conselhos fiscal e econômico e os bispos que representarão o Regional no conselho permanente da CNBB.

MOMENTO DE FÉ E DE BALANÇO DAS AÇÕES

Ao longo da Assembleia, os bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e agentes representantes dos organismos vinculados ao Regional Sul 1 partilharam a fé em momentos de oração e nas missas na capela do Mosteiro, uma delas presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, em 31 de maio.

Nessa missa, o Arcebispo de São Paulo ressaltou que ao se reunir em assembleia, o Regional Sul 1 faz a experiência do discipulado e, após a reflexão, em atitude missionária, sairá para o anúncio da Boa Notícia em todo o estado de São Paulo.

Ao longo do encontro, também houve a apresentação dos relatórios econômico e fiscal do Regional, bem como do relatório das pastorais, movimentos e serviços eclesiais. Também foi feito um balanço das ações da presidência no quadriênio 2019-2023. Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes (SP) e até então Presidente, destacou a realização de encontros estaduais das pastorais, movimentos e organismos; os momentos formativos e orientativos aos coordenadores e assessores; e os projetos missionários realizados na Amazônia, há quase 30 anos, e na Diocese de Pemba, em Moçambique, desde 2018.

IGREJA EM SAÍDA MISSIONÁRIA

O tema central foi tratado na tarde do dia 31 por Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e atual Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Dom Joel, que já foi Secretário-geral da CNBB, destacou que a temática da “Igreja em saída”, rumo às periferias existenciais, sociais e ecológicas, precisa ser alvo de constantes reflexões na comunidade eclesial, e especificamente no Regional deve levar à união de forças entre as dioceses para o anúncio de Jesus Cristo e à ida ao encontro das situações periféricas.

De acordo com Dom Carlos Silva, OFMCap., Secretário do Regional Sul 1, Dom Joel motivou os participantes a voltar seus olhares para o Documento de Aparecida, especialmente aos números 365 e 370, “que falam da necessidade de abandonar estruturas ultrapassadas que já não favorecem a transmissão da fé e da urgência em realizar a passagem de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”, destacou. “Esses dois pontos são inspiradores, e acredito que nos ajudarão, nos próximos quatro anos, a corresponder ao pedido do Papa Francisco de uma Igreja sinodal e missionária, atenta à escuta das diversas vozes que ecoam em nossa ação evangelizadora”, prosseguiu o Bispo Auxiliar de São Paulo.

CHAMADOS A SERVIR

“Queremos prestar um serviço a todas as dioceses do estado de São Paulo, em comunhão, num trabalho colegial”, enfatizou Dom Júlio Akamine na primeira entrevista que concedeu, ainda no dia 31, após ser eleito.

Os membros da nova Presidência tomaram posse na manhã do dia 1º. Dom Júlio agradeceu o empenho da gestão anterior, enaltecendo “os esforços exercidos na administração e gestão da sede e das ações pastorais, em meio ao desafio do longo e doloroso período de pandemia, a polarização político-partidária, que ameaçou a unidade de nossas comunidades, e do nosso Regional, o empenho nos vários campos da ação evangelizadora, desde a liturgia e a catequese, até a atuação social e política das pastorais sociais, a organização da Visita Ad Limina Apostolorum e o compromisso missionário nos projetos Sul 1 – Norte 1 e na diocese africana de Pemba”.

Os membros da nova Presidência também reafirmaram o propósito de fazer uma gestão que fomente o afeto colegial, a ajuda recíproca, a solidariedade e a ação comum entre os bispos do Regional Sul 1.

DOM CARLOS SILVA: REALIDADES DIFERENTES E DESAFIADORAS À EVANGELIZAÇÃO

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Dom Carlos Silva, OFMCap., disse que acolheu a eleição para Secretário do Regional Sul 1 “como um serviço prestado a Deus e à sua Igreja. Sei que é um grande desafio, afinal de contas é o maior regional da CNBB”.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo lembrou que no Regional Sul 1 – com suas seis arquidioceses e 36 dioceses, divididas em sete sub-regiões (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1, Ribeirão Preto 2, Sorocaba e São Paulo) – existem realidades bastante diferentes e contrastantes.

“Por um lado, temos os grandes centros urbanos, que crescem em população e infraestrutura a cada dia e exigem da Igreja urbana respostas assertivas no trabalho de evangelização e nos desafios eclesiais. Além dos desafios pastorais, temos problemas sociais graves: a fome, a falta de moradia digna, o consumo de drogas, a saúde pública precária, a falta de segurança, o alto índice de desemprego, sobretudo entre os jovens, a informalidade etc. Por outro lado, temos dioceses com grandes áreas rurais, que, do mesmo modo, requerem de seus pastores um trabalho pastoral cuidadoso e uma presença esperançosa no meio do povo de Deus, para seguirmos em frente, vivendo nossa fé e construindo seu Reino”, detalhou.

Dom Carlos Silva lembrou, ainda, que um dos maiores desafios “é deixar de ser uma Igreja autorreferencial para se tornar uma Igreja em saída, que olha para fora de si, para o outro. Isso implica decisão, coragem e atitude: sair, ir ao encontro, avançar, viver aquilo que é da natureza da Igreja: a missionariedade”.

Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB

COMPOSIÇÃO DO CONSER SUL 1 PARA 2023-2027

PRESIDÊNCIA

Presidente: Dom Júlio Endi Akamine (Arcebispo de Sorocaba)
Vice-presidente: Dom Moacir Silva (Arcebispo de Ribeirão Preto)
Secretário: Dom Carlos Silva, OFMCap. (Bispo Auxiliar de São Paulo)

CONSELHO ECONÔMICO

Dom Luiz Carlos Dias (Bispo de São Carlos),
Dom José Roberto Fortes Palau (Bispo de Limeira)
Dom Jorge Pierozan (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo)

CONSELHO FISCAL

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias (Bispo de Lorena);
Dom José Valmor César Teixeira (Bispo de São José dos Campos)
Dom José Negri, PIME (Bispo de Santo Amaro)

Suplentes: 
Dom Arnaldo Carvalheiro Neto (Bispo de Jundiaí)
Dom Devair Araújo da Fonseca (Bispo de Piracicaba)

REPRESENTANTES NO CONSELHO PERMANENTE DA CNBB

Cardeal Odilo Pedro Scherer (Arcebispo de São Paulo)
Dom João Inácio Müller (Arcebispo de Campinas)

Suplentes: 
Dom Pedro Carlos Cipollini (Bispo de Santo André)
Dom Pedro Luiz Stringhini (Bispo de Mogi das Cruzes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários