Ricardo Nunes fala à rádio 9 de Julho sobre ações da gestão municipal

Em entrevista à rádio 9 de Julho, mediada pela jornalista Cleide Barbosa, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), destacou como a Prefeitura tem atuado para a retomada econômica na cidade, a atenção aos mais vulneráveis – com programas de alimentação e habitação – além da preocupação com a condição de vida degradante dos que estão na Cracolândia.

OUÇA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA

Leia a seguir trechos das respostas do Prefeito:

Retomada econômica na cidade

“Fizemos várias ações neste sentido. Por exemplo, não aumentamos a tarifa de ônibus, reduzimos impostos, desburocratizamos procedimentos, fizemos um comitê entre as entidades para trazer novas empresas e para as que já estavam pudessem empreender mais. O resultado disso foi que no comparativo de 2022 com 2019 tivemos 11,7% a mais de empregos na cidade. Foram 336 mil empregos, quatro vezes mais que a cidade segunda colocada, o Rio de Janeiro”

Segurança alimentar das famílias

“Temos o Fundo Municipal de Segurança Alimentar, aprovado pela Câmara Municipal, no valor de R$ 190 milhões. Temos também a ação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos que diariamente faz a distribuição de 15 mil marmitas. Também distribuímos 5 mil cestas básicas, além da existência do programa Cidade Solidária, cujas ações podem ser acompanhadas no site https://cidadesolidaria.org.br. Em breve, vamos inaugurar o Armazém Solidário, pois há famílias que ainda podem pagar um pouquinho pelo alimento. Nestes armazéns, serão cinco na cidade, haverá a venda de produtos alimentícios, de higiene e gás de cozinha a preço de custo ou com valor subsidiado”.

Internação compulsória de dependentes químicos

“A Cracolândia existe há 30 anos na cidade de São Paulo. E às vezes, vejo pessoas defendendo que se mantenha o que foi feito até há pouco tempo atrás, ou seja, nada. Acham que as pessoas estarem naquela condição nas ruas é algo humano. Há quem diga que é desumano tirar as pessoas daquela situação. Não é possível, principalmente que um cristão fale uma coisa dessa. Das pessoas que estão na Cracolândia, 57% lá estão a mais de 5 anos; e 38% estão a mais de 10 anos naquela situação. Temos, até como compromisso cristão, a obrigação de ajudar aquelas pessoas, dar-lhes tratamento, incluindo aquelas que após tantos anos de uso do crack não tenham mais discernimento sobre a própria vida. Preciso tomar uma atitude, como cristão, como prefeito, como ‘pai’ desta cidade […]. Se o médico receitar a internação compulsória, a Prefeitura dará as condições para que essa internação seja realizada e salve esta vida”.

Habitação e pessoas em situação de rua

“Aprovamos na Câmara um novo modelo de programa habitacional, que chama-se ‘Pode Entrar’. Como prefeito de São Paulo, já entreguei 5.920 unidades habitacionais. Já a gestão da cidade de 2013 a 2016, o prefeito da época entregou 5.500 unidades habitacionais. Com o programa ‘Pode Entrar’, conseguiremos entregar 49 mil unidades habitacionais ao todo. Para as pessoas em situação de rua, aluguei hotéis inteiros para quem tivesse com crianças e idosos. Eles recebem café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Estamos fazendo a Vila Reencontro, casas pequenas, de 18 metros quadrados, com banheiro, chuveiro, pia, fogão, geladeira, cama. A pessoa pode permanecer de 12 a 24 meses até se inserir no mercado de trabalho. A prefeitura também oferece a quem vai para estes hotéis ou para a Vila Reencontro cursos profissionalizantes para que possa se qualificar”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários