Santa Paulina recebe título póstumo de cidadã paulistana

Na tarde do sábado, 6, foi conferido do título de cidadã paulistana, postumamente, a Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, em ato solene na sede geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), no bairro do Ipiranga.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

A primeira santa do Brasil obteve a honraria pelos serviços prestados à cidade de São Paulo de 1903, quando iniciou a obra Sagrada Família, que abrigava ex-escravos e suas famílias, a 1942, ano da sua páscoa definitiva. Em 2022, portanto, completam-se os 80 anos de sua morte e os 20 anos de sua canonização, ocorrida em 2002 por São João Paulo II.

A solenidade, que contou com cerca de 100 pessoas, entre religiosas e religiosos, comunidade e devotos, foi marcada por apresentações artísticas e reflexões sobre a história de Madre Paulina.

A concessão do título foi uma iniciativa da vereadora Juliana Cardoso, conforme Decreto Legislativo 42/2021.

A honraria foi entregue à Irmã Rosane Lundin, coordenadora geral da Congregação: “Ao receber o título de cidadã paulistana, acredito que Santa Paulina nos convoca ao compromisso do cuidado com a vida. Convoca todos e todas, mas de modo especial cada uma de nós, mulheres. Cuidar e proteger a vida foi um compromisso assumido por Santa Paulina e um legado que ela nos deixou: ser promotoras da vida, colocar nossos forças e energias em defesa da vida”.

A ideia de conceder o título a Santa Paulina partiu da Prof. Dra. Irmã Maria Neusa dos Santos, que junto com o Prof. Dr. Marcio Romeiro, fez o pedido à vereadora proponente. “Foi com coragem e generosidade que Santa Paulina, mesmo diante das dificuldades, deu uma resposta aos pobres, a sociedade e a Igreja. Sua resposta foi feminina e institucional: socorreu doentes, cuidou dos pobres, educou e alimentou as crianças, amparou a todos. Indicando sempre um caminho”, afirmou Irmã Maria Neusa.

Também participaram da solenidade Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga; Irmã Maria Irene da Silva, coordenadora da Província Nossa Senhora Aparecida; Prof. Dr. Padre Rodrigo Vilela, Capelão da Capela Sagrada Família e Santa Paulina; Solange Cervera Faria, coordenadora da Pastoral da Moradia da Região do Ipiranga; Prof. Dr. Simão Pedro, assessor da Pastoral da Moradia da Arquidiocese de São Paulo; Irmã Maria Lúcia da Silva, responsável pelas obras sociais e da Educação na CIIC; e Maria das Graças Xavier, advogada especialista em direitos humanos e políticas públicas.

(Texto: Comunicação e Marketing Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários