Secretários participam de peregrinação e missa na Região Ipiranga

Dom Ângelo Ademir Mezzari dirigiu-lhes palavras de incentivo para que bem exerçam a missão que realizam na Igreja

O dia 30 de Setembro foi comemorado de maneira muito especial, com um encontro dos secretários e secretárias das diversas paróquias da Região Episcopal Ipiranga, que não se reuniam desde 2019, por causa da pandemia.

O encontro na quinta-feira começou com um momento de oração e espiritualidade, no Salão Dehon da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, conduzido por Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Ipiranga. Depois, todos seguiram para a Capela São José, do Instituto Meninos de São Judas Tadeu, em peregrinação, para participar da Santa Missa, presidida por Dom Ângelo.

No início do encontro, após um café servido pelo Santuário e a equipe da Cúria regional, o Frei José Maria, coordenador de Pastoral da Região Ipiranga, realizou uma breve apresentação dos secretários, conforme os setores onde estão suas paróquias: Anchieta, Ipiranga, Vila Mariana, Cursino e Imigrantes.

Segundo Dom Ângelo, essa foi importante ocasião para a retomada do encontro presencial dos secretários e secretárias da Região Ipiranga, num momento de confraternização e reflexão pelo Ano de São José. Este foi o tema do encontro, no qual o Bispo falou sobre a Carta Patris Corde, “Com um coração de Pai”, do Papa Francisco, comparando o acolhimento de ternura de São José ao trabalho dos secretários paroquiais, no dia a dia das comunidades, tendo-o como modelo.

Dom Ângelo falou sobre o plano de salvação de Deus, que envolveu a figura de São José, sua obediência e fidelidade, e que também passa pelos homens e mulheres de hoje, quando há empenho e amor no serviço, no dia a dia das paróquias.

“No trabalho do secretariado nas comunidades, há um cuidado, um zelo, para que ninguém se perca: por desatenção, falta de atendimento, falta de informações… É preciso que o povo de Deus encontre em nós a esperança, por meio de nossa dedicação no trabalho bem feito. Somos discípulos missionários, pais e mães nas sombras, como foi São José no cuidado com a Sagrada Família de Nazaré. Nós hoje, também cuidamos, para que nada fique desprotegido na Casa de Deus.”

O Bispo finalizou o momento de reflexão agradecendo pela vocação de cada um, presente naquele encontro: “Agradeço a vocês, pessoas de fé, pelo compromisso com a Igreja, chamados a exercer com amor e profissionalidade, o seu serviço. Numa ‘igreja em saída’, vocês são chamados a acolher as pessoas que nos procuram, com coração e mente, em suas necessidades, preocupações, desejos e necessidades, alegrias e sofrimentos. Em tudo e com todos, vocês são evangelizadores.” 

Ao final da celebração, os secretários rezaram a “Oração do Ano de São José”, composta pelo Papa Francisco, e uma “Ave Maria” pelo primeiro aniversário de episcopado de Dom Ângelo.

(Texto e fotos: Priscila Thomé Nuzzi, da Paróquia-Santuário São Judas Tadeu)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários