Seminário aprofunda o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais

Sepac

Para comemorar o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac) e a plataforma Paulinas Cursos realizaram entre os dias 9 e 11, o III Seminário de Comunicação.

O evento, promovido com o apoio da Arquidiocese de São Paulo e outras entidades, aprofundou a temática da mensagem do Papa Francisco para essa data comemorativa: “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (Ef 4, 15)”, evidenciando a comunhão para uma cultura de paz.

Nas primeiras duas noites, o evento aconteceu exclusivamente na modalidade on-line, contando com conferências do jornalista Rovilson Robbi Britto, pós-doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); e da jornalista Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Ao comentar a mensagem do Papa Francisco para a ocasião, Rovilson ressaltou que a temática escolhida pelo Pontífice é bastante oportuna e adequada para o momento atual da sociedade. “Falar com o coração é uma provocação para que reflitamos não sobre a quantidade de comunicação que existe, mas a qualidade da comunicação que se realiza nos tempos atuais”, afirmou.

ESCUTA SINODAL

Cristiane Murray compartilhou a experiência de escuta sinodal realizada pelo Dicastério para a Comunicação, no Vaticano. Cerca de 400 profissionais participaram do processo, por meio de encontros e reflexões em grupo, que permitiram que as agentes da comunicação vaticana expressassem suas alegrias e desafios no desempenho de sua missão, além de apontarem caminhos para maior comunhão, participação e missão.

“A comunicação, que é o nosso serviço, não podia, não pode deixar de ser sinodal; e precisamente por isso, juntamente com a comunhão, torna-nos verdadeiramente membros uns dos outros”, afirmou a jornalista.

A última noite do seminário aconteceu de forma on-line e presencial, no Auditório Paulo Apóstolo, das Irmãs Paulinas (foto), na Vila Mariana. O evento contou com a participação de Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé; Angélica Lima, jornalista da Rede Imaculada de Comunicação e secretária da SIGNIS Brasil; e Padre Antonio Iraildo Alves de Brito, Diretor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom). Os convidados partilharam como buscam viver, a partir se suas missões, a experiência de “falar com o coração”

Para assistir à íntegra do seminário, clique aqui.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários