Solenidade de Corpus Christi será marcada por missas e procissões em todo o Brasil

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Na quinta-feira, 8, os católicos celebram a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, ocasião em que a Igreja Católica reafirma sua fé na presença real de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho consagrados na Missa.

Essa data também é marcada pelo testemunho público da fé católica, com missas campais e procissões com o Santíssimo Sacramento.

Na Arquidiocese de São Paulo, haverá missa na Praça da Sé, às 10h, presidida pelo Cardeal Scherer, seguida de procissão com o Santíssimo pelas ruas do centro da cidade.

No Santuário Nacional de Aparecida, acontecerão seis missas, a principal delas, às 9h, no altar central da Basílica, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Após a solenidade, haverá uma procissão na parte externa do templo.

Em Santana de Parnaíba (SP), o tapete de Corpus Christi, com mais de 800 metros de comprimento, será montado às 6h, nas ruas do centro histórico. Após a missa das 15h, haverá a procissão com o Santíssimo sobre o tapete.

Em Ouro Preto (MG), as ladeiras da cidade se enchem de cores com os tapetes devocionais, montados já na noite anterior. A missa no Santuário matriz de Nossa Senhora da Conceição terá início às 7h, e na sequência ocorrerá a procissão com o Santíssimo até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Na Arquidiocese de Manaus (AM), o dia de Corpus Christi também será ocasião para o encontro do Arcebispo Metropolitano, Cardeal Leonardo Steiner, com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs), após o qual ocorrerá a missa campal, à tarde, e a posterior procissão com o Santíssimo.

A CENTRALIDADE DA EUCARISTIA PARA O CRISTÃO

Instituída por Jesus na Última Ceia, a Eucaristia perpetua na Igreja o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

A fé católica professa que, pelas palavras de Jesus na Última Ceia –“Isto é o meu corpo”, “Isto é o meu sangue” – e pela invocação do Espírito Santo na celebração da missa, o pão e o vinho não apenas “representam” ou “simbolizam” o corpo e o sangue de Cristo, mas se tornam verdadeira, real e substancialmente, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo”, ou seja, “Cristo completo”.

É por essa razão que a Igreja Católica presta reverência e adoração à Eucaristia como o grande “mistério da fé”.

Conforme explica o Catecismo da Igreja Católica, “a celebração dominical do Dia e da Eucaristia do Senhor está no coração da vida da Igreja. ‘O domingo, em que se celebra o mistério pascal, por tradição apostólica, deve guardar-se em toda a Igreja como o primordial dia festivo de preceito”. (CIC 2177).

Assim, é preceito para o católico participar da missa dominical, uma vez que “o domingo é o dia por excelência da assembleia litúrgica, em que os fiéis se reúnem ‘para, ouvindo a Palavra de Deus e participando na Eucaristia, fazerem memória da Paixão, Ressurreição e Glória do Senhor Jesus, e darem graças a Deus, que os ‘regenerou para uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos’” (CIC 1167).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários