Superprodução leva a mensagem de Fátima aos cinemas

Diamond Films

Chegou aos cinemas brasileiros, no dia 14, o filme “Fátima – A História de um Milagre”. A produção realizada nos Estados Unidos, Itália e Portugal, remonta à história de Lúcia, Francisco e Jacinta, três pastorinhos com idades entre 7 e 10 anos que testemunharam seis aparições da Virgem Maria em Fátima, Portugal, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

O longa tem direção de Marco Pontecorvo, que também assina o roteiro ao lado de Valerio D’Annunzio e Barbara Nicolosi.

A produção é estrelada pela jovem atriz espanhola Stephanie Gil, além de Lúcia Moniz, Joaquim de Almeida, Jorge Lamelas, Alejandra Howard, Joana Ribeiro e Goran Visnjic. A atriz brasileira Sônia Braga e Harvey Keitel fazem participações especiais. O filme tem trilha sonora assinada pelo cantor italiano Andrea Bocelli, que compôs uma música especialmente para a obra.

Aparições

A trama narra a saga das crianças para convencer as pessoas sobre a veracidade das aparições de Nossa Senhora (Joana Ribeiro). Eles relatam à comunidade terem visto uma mulher vestida de branco, que teria aparecido enquanto pastoreavam ovelhas, pedindo que rezassem o Terço e fizessem penitência pela paz.

A história é contada a partir dos relatos de Lúcia (Sônia Braga), já idosa, no Carmelo de Coimbra, ao cético professor Nichols (Harvey Keitel).

O filme permite mergulhar no vilarejo de Fátima na época das aparições, que vivia o drama das famílias aflitas à espera de notícias de seus filhos em combate na 1ª Guerra Mundial e a discriminação religiosa por parte das autoridades laicas da região.

Muitos duvidaram deles, questionaram sua visão e chegaram até a hostilizar as crianças que, mesmo em meio à pressão e perseguição, testemunham a veracidade do que viam e ouviam.

Devoção

Ao mesmo tempo, o lugar das aparições começou a atrair inúmeros fiéis em busca de graças e milagres, o que incomodou as autoridades locais. Em um primeiro momento, também as autoridades religiosas tiveram dificuldade para crer nos fatos. Nesse sentido, a produção mostra que o pároco local, Padre Ferreira (Joaquim de Almeida), teve um papel importante no acompanhamento das crianças e suas famílias.

O filme também remonta à cena do chamado “milagre do sol” quando, no dia da última aparição da Virgem Maria, em 13 de outubro de 1917, mais de 50 mil pessoas testemunharam a aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria. Muitos afirmaram ter visto o sol em formato de disco girando no céu, acompanhado de luzes multicoloridas.

Esperança

Distribuído pela Diamond Films, o longa é baseado no livro de uma das pastorinhas, “Memórias da Irmã Lúcia”, que contou ter visto a Sagrada Família, São José, Jesus e Nossa Senhora abençoando o mundo. A estreia no Brasil estava prevista para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de COVID-19.

Segundo a divulgação da distribuidora, o objetivo do filme é contribuir “com o resgate da esperança e da fé dos que creem”, especialmente no contexto de angústia e sofrimento vivido pela humanidade no último ano. Por isso, a trama foi filmada totalmente em inglês, a fim de chegar ao maior número de pessoas possível.

Diretor

Pontecorvo há anos atuava como diretor de fotografia em diversos projetos audiovisuais, como a série “Game of Thrones” e o longa “Amante a Domicílio”, de John Turturro. Ele dirigiu diversas produções para TV, mas “Fátima – A História de um Milagre” é seu primeiro longa em língua inglesa. No lançamento, o diretor conta que, como a aparição de Nossa Senhora é muito famosa nos países católicos, ele já tinha familiaridade com a história.

A produção chegou a receber uma carta de felicitação pelo projeto assinada pelo Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas.

“Fátima – A História de um Milagre” está em cartaz nas principais salas de cinema do País. Para outras informações e para assistir ao trailer do filme, acesse: https://tinyurl.com/ydwccgrq.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários