Terra Santa: Frei Bruno Varriano é nomeado Vigário Patriarcal em Chipre

Franciscano brasileiro é membro da Custódia da Terra Santa desde 1996

Frei Bruno Varriano (reprodução da internet)

O Frei Bruno Varriano, missionário franciscano brasileiro, foi nomeado na sexta-feira, 19, Vigário Patriarcal latino para a região pastoral de Chipre. Membro da Custódia da Terra Santa há mais de 20 anos, desde 2013, exercia a função de Guardião e Reitor da Basílica da Anunciação, em Nazaré, Israel.

Paulistano, Frei Bruno nasceu em 1971. Sacerdote da Ordem dos Frades Menores (OFM). Em 1996, entrou na Custódia da Terra Santa. É graduado em Formação Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, com especialização em Psicotraumatologia pela Libera Universidade de Roma e pela Policlínica Gemelli de Roma.

Nova missão

Por meio de um comunicado, o Patriarca Latino de Gerusalém, Pierbattista Pizzaballa, informou que Padre Bruno assumirá seu ministério pastoral em uma nova modalidade de presença da Igreja Católica na ilha de Chipre, residindo em uma casa que se tornará a sede o do Vicariato do Patriarcado Latino de Jerusalém.

“As mudanças religiosas em curso, as diversas questões políticas e as emergências sociais cada vez mais prementes exigem uma presença pastoral ainda mais precisa e atenta a essas novas demandas. Por esta razão, o Vigário deve dedicar-se a tempo inteiro a este novo serviço e deve estar livre de qualquer outro compromisso, dedicando-se totalmente à vida pastoral da nossa Igreja em Chipre”, explicou o Patriarca.

Frei Bruno iniciará seu novo mandato em 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição. “Espero que esta escolha traga um novo espírito de participação na vida pastoral e que a Igreja Latina de Chipre continue a ser uma importante referência de comunhão e vida para todos os crentes na ilha e fora dela”

Reprodução da internet

Igreja em Chipre

A presença de católicos latinos em Chipre, quase milenar, é ininterrupta desde 1192 e remonta com a chegada à ilha de uma onda de imigrantes católicos europeus, da Cilícia e do Levante, recebido pelo rei franco de Jerusalém. Em 1196, um arcebispo latino instalou-se em Nicósia, atual capital cipriota, acompanhado por três bispos que se estabeleceram nas cidades de Famagusta, Limassol e Pafos, trazendo consigo a chegada de inúmeras ordens católicas romanas que se estabeleceram na ilha durante o período Franco e período veneziano (1192-1489 e de 1489 a 1570).

Desde 1847, um vigário patriarcal latino está presente em Chipre, sob a autoridade do Patriarcado de Jerusalém, que tem quatro paróquias na ilha:  O Patriarcado administra a paróquia de São Paulo em Pafos, enquanto as outras três (Santa Caterina, Santa Maria delle Grazie e Santa Cruz) são administradas pelos franciscanos. O Vigário é apoiado por onze padres que oficiam na capital, em Limassol, Larnaka e Pafos, cidades que abrigam uma dezena de igrejas e capelas latinas distribuídas igualmente entre as quatro localidades.

Em dezembro de 2021, o Papa Francisco fez uma viagem apostólica a Chipre, na qual encontrou os fiéis católicos, lideranças ortodoxas e de outras tradições religiosas, migrantes e refugiados.

Foto: Custódia da Terra Santa

Patriarcado Latino

O Patriarcado Latino de Jerusalém é um Patriarcado da Igreja Católica em Jerusalém. Tem jurisdição sobre a Palestina, Israel, Jordânia e Chipre, sendo imediatamente sujeita à Santa Sé. O título de Patriarca Latino de Jerusalém é a dignidade atribuída, na hierarquia da Igreja Católica, ao Arcebispo Latino de Jerusalém. Atualmente, é o único arcebispo latino com a dignidade de Patriarca que não é metropolita, e ao lado do Patriarca das Índias Orientais, são as únicas dignidades patriarcais eclesiásticas concedidas fora da Europa. sua sede é a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém Velha.

O Vicariato de Chipre é um dos seis vicariatos do Patriarcado Latino de Jerusalém. Os outros são: Jerusalém e Palestina; Israel; Jordânia; São Tiago (para os católicos de língua hebraica); além de um especial para os migrantes e requerentes de asilo, criado em 2018.

(Com informações do Patriarcado Latino de Jerusalém)

guest
21 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Josiane
Josiane
1 ano atrás

Frei Bruno estamos hoje iniciando o Mês Missionário com Nossa querida Santa TEREZINHA. Mais não posso negar que fui tomada por uma tristeza e saudades o Sr.fará falta na Basílica da Anunciação. Terei sempre sua presença na Procissão Luminosa.Nazareth já tinha seu jeito.incrível.Deus ilumine sua cidade ministério sua missão é que o Patriarca logo lhe traga de volta para NÓS. A Familia de Nazareth esta consigo.Frei Bruno obrigada por todo ensinamento na Escola de Nazareth. Deus te Abencoe.

Carlos Santos
Carlos Santos
1 ano atrás

Gostaria de ter o endereço do frei Bruno em Chipre para escrever cartas e não pela internet. Se alguém puder me fornecer agradeço. Obr.

José Dionisio Chiaranda
José Dionisio Chiaranda
1 ano atrás

Que triste surpresa! A Fiaccolata não será mais a mesma que conheci há alguns anos atrás. Entretanto, continuarei acompanhando-a. O querido Frei Bruno Varriano, brasileiro como nós irá fazer muita falta. Seu carisma, sua comunicação e afabilidade jamais serão substituídos na Basilica da Anunciação em Nazaré. Eu também gostaria de ter seu endereço para poder escrever-lhe à moda antiga, ou seja, por carta.

Rosa Maria
Rosa Maria
1 ano atrás

Conforme comentários anteriores, também fiquei em choque quando vi o Frei Bruno entregar a capa ao novo guardião.
Gostava de saber a forma como comunicar com o Frei Bruno, pois por vezes enviava mail’s e o ouvia a mencionar o meu nome, que me deixava gratificada.
Enviei mensagem para a Canção Nova e não obtive qualquer resposta.
Frei Bruno acabei de o ver na Escola de Nazaré e deu-me saudades

Maria do Carmo Oliveira Ribeiro
Maria do Carmo Oliveira Ribeiro
1 ano atrás

Frei Bruno, também fiquei surpresa quando vi a notícia da sua saída da Basílica da Anunciação. Sempre assisto a procissão das luzes, o programa Escola de Nazaré, lendo seus livros. Gostaria de saber se foi uma escolha sua ou como se dá essas transferências dentro da igreja católica. Vai fazer muita falta. Deus ilumine sua vida e seus caminhos. Seja feliz!

Maria Cristina Lins Bicalho
Maria Cristina Lins Bicalho
1 ano atrás

Frei Bruno! Que o Espírito Santo o ilumine nessa nova etapa! O Senhor vai fazer muita na Basílica da Anunciação! Deus o abençoe infinitamente!