Você conhece estes lugares de São Paulo?

Conhecida por seus arranha-céus, avenidas e pelo ritmo intenso de suas múltiplas atividades, São Paulo também reserva lugares especiais para apreciar a natureza, aprimorar saberes e viver momentos de socialização.

Nem todos esses ambientes são conhecidos pela maioria dos que vivem na capital paulista. São Paulo, por exemplo, tem o maior cafezal urbano do mundo, uma horta orgânica em um shopping, um parque quase bicentenário ao lado de uma estação de metrô, uma rota que ajuda a contar a história da Independência do Brasil e até um bar no subsolo de um dos espaços culturais mais famosos da cidade. Conheça os detalhes a seguir

UM CAFEZAL NA METRÓPOLE

Foto: Instituto Biológico de São Paulo

Você sabia que em São Paulo se encontra o maior cafezal urbano do mundo? Ele está localizado no Instituto Biológico de São Paulo, na Vila Mariana, zona Sul. O cafezal tem 10 mil m2 e possui 2 mil pés de café cultivados em sistema orgânico.

Harumi Hojo, pesquisadora do Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recordou à reportagem que o café foi introduzido no Brasil em 1727 e que já em 1849 o País era líder em sua produção. “No início do século XIX, os grandes produtores de café, os chamados ‘Barões do Café’, exerciam grande influência política no estado de São Paulo. Por força desse grupo econômico, que clamava por uma assistência técnica para o controle das pragas que ocorriam em seus cafezais, em 1927, para atender a essa e outras demandas, foi criado o Instituto Biológico”, recordou.

 “O cafezal urbano serve, atualmente, para condução de estudos relacionados a pragas e doenças e é usado para educação ambiental e divulgação científica”, complementou.

Anualmente, o Instituto Biológico promove o evento “Sabor da Colheita”, um momento para que a população tenha a oportunidade de colher café do pé.

Além do cafezal, o visitante pode conhecer a exposição “Planeta Inseto”, ver os 75 pés de pau-brasil, três seringueiras, cana-de-açúcar e algumas árvores frutíferas.

O agendamento de visitas é pelo seguinte e-mail: cafezalurbanoib@biologico.sp.gov.br.

TELHADO VERDE

Reprodução da Internet

No Shopping Eldorado, zona Oeste, está o primeiro ecotelhado de um shopping center do Brasil. O projeto nomeado “Telhado Verde” transforma todo o lixo orgânico da praça de alimentação – cerca de 164 toneladas por mês – em adubo, que é usado na horta situada na cobertura do empreendimento.

A horta também ajuda a amenizar a temperatura interna do shopping, reduzindo o consumo de energia elétrica e evitando o desperdício da água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.

Nela são produzidos legumes, verduras e algumas frutas, como berinjela, jiló, pimentão, pimenta, salsinha, alface, tomate, manjericão, pepino, abobrinha, rúcula, couve, limão, amora, beterraba; além de gengibre, capim-cidreira, hortelã, erva-doce, alecrim e poejo.

Endereço: Avenida Rebouças, 3.970, Pinheiros. 

FAZENDA URBANA

Acervo Urbanfarm

O projeto Urban Farm existe há quatro anos, mas só em 2020 começou a funcionar efetivamente no bairro do Ipiranga, zona Sul.

O que era um estacionamento abandonado, hoje produz em média 200 quilos de alimentos orgânicos. No espaço de 300m² e 35 canteiros, são plantados e cultivados mais de 300 itens entre verduras, legumes e hortaliças.

Cesar Visconti, coordenador de projetos, destacou que a equipe da Urban Farm oferece workshops sobre como plantar, cuidar e colher. “A fazenda nasceu com o propósito de unir o urbano e o rural, possibilitar o acesso a alimentos sem agrotóxicos e uma vida cada vez mais saudável”, disse.

Endereço: Rua Cipriano Barata, 2.411, no Ipiranga. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h. Instagram: @urbanfarmipiranga.

PARQUE DA LUZ

Reprodução da Internet

O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, está instalado em frente à Estação Luz. Foi iniciado como horto botânico, em 1798, e aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico, já no período do Brasil Imperial, tornando-se assim o primeiro espaço de lazer da população paulistana, considerado, portanto, o mais antigo parque da cidade.

Conta com área de aproximadamente 113 mil m², que inclui jardins simétricos de inspiração francesa e construções em estilo inglês.

Oferece aos visitantes dois espelhos d’água e dois lagos, pista para caminhada, esculturas, uma gruta com cascata e até mesmo um aquário subterrâneo, com diversas espécies de peixes e um lago em formato de cruz de malta.

Em seus gramados, gratuitamente, há uma exposição de 32 esculturas de personalidades brasileiras.

BAR DOS ARCOS

Facebook Bar dos Arcos

Você sabia que existe um bar no subsolo do Theatro Municipal? Inaugurado em 2018, o Bar dos Arcos fica embaixo de seu palco e foi inspirado no filme “O Iluminado”, de Stanley Kubrick.

O espaço funcionava como ponto de passagem dos dutos de ventilação do edifício. Foi restaurado e o bar manteve a estrutura original, de alvenaria, com balcões iluminados e labirínticos, cercados por arcos construídos há mais de 100 anos.

O lugar é marcado por muita história e contempla em seu espaço um lindo e aconchegante salão dourado. Em suas paredes, no lugar de cimento, os tijolos foram assentados com gordura de baleia, conchas esmigalhadas e areia das praias de Santos.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº – República

MEMÓRIA DO CIRCO

Foto de Divulgação

A Galeria Olido, no centro da capital, é um espaço totalmente dedicado a preservar a memória do circo. O ambiente é lúdico, colorido e repleto de objetos e maquetes que retratam a trajetória do circo no Brasil e no mundo. Há um cinema, duas salas dedicadas à dança, uma sala de shows, ponto de leitura e, além disso, há painéis e vídeos explicativos sobre acrobacia e ilusionismo e todas as performances utilizadas para encantar o público.

Endereço: Avenida São João, 473 – do térreo ao 2º andar

PARQUE CAMINHOS DO MAR

Imagem de divulgação

O Parque Caminhos do Mar é uma unidade de conservação que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar. Ele preserva o primeiro caminho pavimentado com rochas, ligando o planalto ao litoral e um conjunto de nove monumentos históricos.

É possível caminhar pela Estrada Velha de Santos, observar espécies nativas da Mata Atlântica e conhecer de perto a história da Independência do Brasil.

Entre os vários atrativos está a Estrada Caminhos do Mar, que foi onde Dom Pedro I passou para proclamar a Independência, em 1822.

As trilhas do Caminhos do Mar, a Calçada do Lorena, os nove monumentos erguidos em comemoração dos 100 anos da Independência, em 1922, completam a visitação com atividades de recreação, educação ambiental e ecoturismo.

“O espaço também é perfeito para integração familiar, sem contar a rica experiência em vivenciar o contato com a natureza e a história do nosso País”, afirma Carolina Bonafé, head de marketing da Parquetur, concessionária que administra o Parque.

O passeio dura aproximadamente quatro horas e acontece de quarta-feira a domingo, inclusive feriados, entre 8h e 17h.

Endereço: Rodovia SP-148, km 42, no limite entre São Paulo e São Bernardo do Campo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários