‘A exemplo de São João Batista, percebamos a mão de Deus presente em nossas vidas’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da Solenidade do Nascimento de São João Batista, nesta quarta-feira, 24, na capela de sua residência.

A celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas plataformas digitais da Arquidiocese.

Filho de Zacarias e Isabel, parente da Virgem Maria, João Batista é considerado o precursor de Jesus e é o único santo, além de Nossa Senhora, cujo nascimento e morte são celebrados na liturgia. A memória de seu martírio é comemorada no dia 29 de agosto.

ALEGRIA E TEMOR

No Evangelho, o próprio Jesus dá testemunho de seu precursor ao dizer: “Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista” (Mt 11,11).

Na homilia, Dom Odilo chamou a atenção para o trecho do Evangelho (Lc 1,57-66.80) que diz que todos se alegraram com nascimento de João Batista e, ao mesmo tempo, os vizinhos ficaram com medo. “E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: ‘O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele”, destaca o texto.

“Por que ficaram com medo, se era o nascimento de uma criança, ainda mais uma criança esperada pelos pais que já tinham idade avançada? Naturalmente, esse medo não está separado da alegria, mas, segundo tantas passagens na Bíblica, é aquela percepção de estar diante de uma ação de Deus”, explicou o Cardeal, ressaltando que, na verdade, trata-se do santo temor de Deus.

“Essa atitude do temor de Deus é necessária para que nos demos conta de quem somos. Isso não apenas nos momentos extraordinários”, completou o Arcebispo recordando as palavras do Salmo responsorial (Sl 138): “Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!”

“Percebamos também nós, em tantas situações da nossa vida, a mão de Deus que está presente e proclamemos a alegria, o louvor o agradecimento a ele”, exortou Dom Odilo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários