‘A Palavra de Deus está acima de todos nós’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou de uma live promovida pela Editora Ave-Maria, nesta terça-feira, 15, sobre o mês da Bíblia.

Dom Odilo interagiu com os internautas e respondeu a perguntas sobre a importância da Sagrada Escritura na vida da Igreja e esclareceu dúvidas sobre métodos de leitura e estudo da Bíblia.

Logo no início, o Cardeal Scherer explicou que para ler e compreender melhor a Bíblia é importante ler e se informar sobre a Sagrada Escritura, sua origem, seus autores, em que contexto histórico e cultural os textos foram escritos, gêneros literários contidos em seus livros. Nesse sentido, ele orientou a ler a introdução geral contida na Bíblia, assim como as introduções de cada um dos livros.   

Outra referência apresentada pelo Cardeal é o Catecismo da Igreja Católica que, em uma de suas partes, fala das bases da fé cristã, destacando a Revelação e a Palavra de Deus. Ainda sobre a Revelação Divina, O Arcebispo destacou a Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II. “Este documento é fundamental para compreendermos o papel da Sagrada Escritura na Vida da Igreja”, destacou.

COMO LER?

Para aqueles que desejam iniciar a leitura da Bíblia, Dom Odilo recomendou que não se comece a partir das primeiras páginas, mas do Novo Testamento, especialmente dos Evangelhos que dizem respeito à vida e os ensinamentos de Jesus. “Jesus Cristo é a luz que ajuda a compreender o Antigo e o Novo Testamento, é a chave de interpretação da Sagrada Escritura porque Ele é a Palavra de Deus que se fez carne e habitou entre nós”, sublinhou.

A Igreja também aconselha que a Bíblia não seja lida como qualquer outra obra de literatura, mas sob a luz do Espírito Santo, em oração, pedindo a Deus para que sua Palavra seja acolhida no coração daquele que a lê. “O mesmo Espírito Santo que inspirou autor do texto bíblico nos ajudará a compreender esse texto hoje e a acolhê-lo como Palavra de Deus dita a nós”, afirmou o Arcebispo, reforçando a importância de ler Bíblia com um sincero desejo de “ouvir Deus”.

EXPERIÊNCIA PESSOAL

O Cardeal Scherer compartilhou com os internautas que seu primeiro contato com a Palavra de Deus começou, na infância, com um livro chamado “História Sagrada”, que reunia as principais passagens bíblicas contadas de maneira livre e ilustrada. Outro momento importante foi na escola primária, onde seu professor, que também era catequista, recomendava as crianças a irem à missa e a escutarem homilia da celebração. “Nós escutávamos e, em casa, tentávamos escrever uma redação, reproduzindo aquilo que ouvimos. Com isso, éramos estimulados a prestar a atenção, memorizar e expressar com as próprias palavras”, contou.

Na adolescência, já no seminário menor, Dom Odilo leu o Evangelho de São João com uma explicação básica do texto. “Aquilo me marcou profundamente e serviu para descobrir o amor à Palavra de Deus”, ressaltou. O Cardeal recordou, ainda, seu professor de Sagrada Escritura no curso de Teologia, Padre Francisco Van de Water, conhecido pelos alunos como “rabino”, que tinha muita sabedoria e conhecimento.

RENOVAÇÃO BÍBLICA

Perguntado sobre o papel do Vaticano II para a propagação da Bíblia entre os fiéis, o Arcebispo de São Paulo, recordou que, antes do Concílio, na primeira metade do século XX, houve alguns movimentos importantes de renovação na Igreja, um desses foi o movimento bíblico, que era voltada para um maior conhecimento e difusão da Sagrada Escritura na Igreja.

“A partir da Dei Verbum, o Concilio incentivou e pediu que a Palavra de Deus chegue às mãos de todo o povo. Assim, surgiu um grande movimento de renovação bíblica dentro da Igreja Católica, que perdura até hoje”, afirmou o Cardeal.

Dom Odilo também ressaltou o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, do qual ele participou, em 2008. Dessa Assembleia, o Papa Emérito Bento XVI escreveu a Exortação Apostólica Verbum Domini, publicada em 2010. “A Igreja Católica tem consciência de que a Palavra de Deus está acima de todos nós”, sublinhou.

DESEJO DA PALAVRA

Recordando o caminho sinodal vivido pela Arquidiocese de São Paulo desde 2017, O Cardeal Scherer observou que o levantamento da realidade religiosa e pastoral da cidade também mostrou desafios quando à relação dos católicos com a Palavra de Deus. “Constatamos que a maioria das famílias católicas têm a Bíblia… No entanto, a leitura constante ainda não é frequente. Precisamos crescer mais nesse sentido”, relatou Dom Odilo, chamando a atenção, por outro lado, para o fato de muitos dos entrevistados manifestarem o interesse por participar de um estudo bíblico.

“Há um grande desejo de saber como ler e entender a Bíblia”, acentuou, confirmando a necessidade de as paróquias, comunidades e movimentos eclesiais oferecerem cursos e formações bíblicas. “Não faltam pessoas preparadas que podem ajudar nessas formações”, frisou.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários