Confira nossa versão impressa

‘A pandemia não deve calar nosso testemunho da fé’, diz Cardeal Scherer

‘A pandemia não deve calar nosso testemunho da fé’, diz Cardeal Scherer
Cardeal Scherer preside missa da Ascensão do Senhor na Catedral da Sé (Foto: Luciney Martins)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da Solenidade da Ascensão do Senhor na manhã deste domingo, 24, na Catedral da Sé. Nesta data, também é comemorado o 54ª Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Devido às medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a celebração não teve a presença de fiéis e foi transmitida pela rádio 9 de Julho, pela Rede Vida de Televisão e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Estavam na missa apenas três padres concelebrantes, poucos auxiliares para liturgia e representantes da Pastoral da Comunicação, seguindo as recomendações sanitárias do distanciamento e o uso de máscaras de proteção.

LEIA TAMBÉM:
Dia Mundial das Comunicações Sociais: ‘É preciso respirar a verdade das histórias boas’

Magistério da Igreja acompanha o de
senvolvimento da comunicação social

Principais documentos da Igreja sobre comunicaçã
o
‘A pandemia não deve calar nosso testemunho da fé’, diz Cardeal Scherer
Missa celebrada sem a presença de fiéis, devido à pandemia de COVID-19 (Foto: Luciney Martins)

UNIDOS PELA FÉ

“Se nossas igrejas estão vazias, não significa que a Igreja, corpo de Cristo, comunidade dos fiéis, está vazia. Estamos unidos na mesma fé, na caridade, na esperança e no mesmo desejo de que Deus tenha misericórdia de todos nós e, o quanto antes, essa pandemia passe e possamos voltar às nossas atividades do dia a dia”, afirmou Dom Odilo, no início da homilia.

O Cardeal acrescentou que, enquanto não é possível reunir a comunidade nas igrejas, os católicos continuem a viver a fé como a Igreja tem orientado: “acompanhando as celebrações, alimentando nossa fé na Palavra de Deus, na caridade, na oração em família, no cuidado solidário, na ternura em relação aos doentes e a todas as pessoas que vivem esse tempo com muito medo e angústia”.

‘A pandemia não deve calar nosso testemunho da fé’, diz Cardeal Scherer
Celebração transmitida por rádio, televisão e internet (Foto: Luciney Martins)

COMUNICAÇÃO É NARRAÇÃO

Ao se referir ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Arcebispo ressaltou o quanto os meios de comunicação são importantes para a Igreja e para a sociedade.

O Cardeal Scherer agradeceu todos aqueles que se dedicam ao trabalho de comunicação na Igreja, que se colocam “ao serviço da evangelização, da formação da opinião pública conforme os critérios e os valores do Evangelho, para ajudar o mundo a conhecer Jesus Cristo, conhecer as obras de Deus e também a esperança que nos anima na nossa fé e na contribuição que nós, cristãos, temos a dar para a edificação do mundo”.

Em seguida Dom Odilo, fez uma reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para esta data, cujo tema é “‘Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2)’. A vida se faz história”, destacando a narração no processo comunicativo da humanidade.

‘A pandemia não deve calar nosso testemunho da fé’, diz Cardeal Scherer
Representante da Pastoral da Comunicação proclama leitura na missa (Foto: Luciney Martins)

CONTAR HISTÓRIAS

“Nossa vida é feita de muitas histórias, assim como nossa fé”, enfatizou o Cardeal, recordando que a própria Bíblia é formada por uma sucessão de narrações das experiências da fé, dos encontros com Deus, que se revelou à humanidade. “Histórias permeadas da presença, da misericórdia, do desígnio salvador de Deus, que nos estende a mão e não nos deixa caminhar sozinhos. Não nos abandona”, completou. 

Dom Odilo recordou que, na mensagem, o Pontífice também chamou a atenção que a narração deve ser sempre voltada para a verdade, o bem, a justiça e a caridade. “O Papa adverte que, às vezes, a narração pode ser equivocada, pode estar fundamentada com propósitos errados, sendo uma narração falsa, ou seja, uma fake news, a partir do desejo de enganar, de espalhar intriga, ódio e desunião”, sublinhou.

“A nossa narração deve ser sempre honesta, a partir da verdade, de experiências verdadeiras da fé… Aí está o sentido da comunicação na Igreja e da evangelização”, reforçou o Cardeal, continuando: “Temos que lembrar que também o nosso trabalho de evangelização é narração, não é simplesmente contar verdades abstratas”, observou o Arcebispo.  

‘A pandemia não deve calar nosso testemunho da fé’, diz Cardeal Scherer
Dom Odilo profere bênção final em missa na Catedral da Sé (Foto: Luciney Martins)

TESTEMUNHO

O Cardeal salientou que toda a ação evangelizadora, como a catequese, o ensino da fé e pregação precisam levar em conta uma verdadeira experiência de fé. Ele recordou, ainda, o que o próprio Jesus recomendou aos apóstolos antes de subir aos céus: “‘Ide, fazei discípulos meus entre todos os povos’. Como? Narrando, contanto, anunciando. Eis a evangelização feita comunicação da fé”.

Por fim, o Cardeal exortou todos a serem testemunhas de Jesus Cristo e de seu Evangelho onde quer que estejam, segundo a herança da fé que vem Jesus, dos patriarcas, profetas, apóstolos, santos, dos “narradores e testemunhas da fé ao longo da história”. 

“Nem a pandemia nos deve calar neste testemunho de fé. Mas deve ajudar a encontrar novas formas de dar este testemunho, para que o mundo creia, tenha referência em Jesus Cristo e encontre a esperança e a salvação”, concluiu o Arcebispo, lembrando que todo cristão é um comunicador e narrador da sua experiência da fé.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem

Na última quarta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo presidiu a missa pelos...

Cresce entre os católicos a prática da Leitura Orante da Bíblia

Nos últimos anos, muitos têm redescoberto uma das práticas mais antigas do Cristianismo, a Lectio Divina, método pelo qual a pessoa vive...

Estação de trem em São Paulo recebe lixo eletrônico

Projeto visa conscientizar sobre descarte correto. Os equipamentos recolhidos serão reciclados e depois serão doados para alunos de escolas públicas

Rede Eclesial Pan-Amazônica tem novo Secretário Executivo

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa on-line, realizada na segunda-feira, 14, em celebração pelos seis anos de criação da entidade

Semana Nacional de Trânsito foca a preservação de vidas

A meta é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de...

Newsletter