Confira nossa versão impressa

A rica tradição da meditação cristã

Prática deve ser vivenciada pelos fiéis como um diálogo pessoal, íntimo e profundo com Deus

A rica tradição da meditação cristã
A meditação cristã estimula a cumprir a vontade do Pai em toda a nossa vida (foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO)

É natural que em tempos de pandemia, como o nosso, quando a humanidade se descobre frágil, o homem busque com mais afinco o apoio de Deus. Nessa busca, a grande dificuldade reside em como chegar a esse Deus que pode nos sustentar em meio às dificuldades e dar um sentido profundo a todo o sofrimento pelo qual passamos.

A tradição católica sempre apontou a oração e a meditação como meios imprescindíveis para nos aproximarmos verdadeira e profundamente de Deus. Entretanto, muitas vezes, costuma-se associar o termo meditação apenas a religiões orientais, como o Budismo. Essa confusão pode fazer muitos cristãos caírem no erro de descurar a importância da meditação cristã ou, por outro lado, trazer ao Cristianismo métodos de meditação que não são conformes à fé católica.

Em 1989, a Congregação para a Doutrina da Fé divulgou um documento intitulado  “Carta aos Bispos da Igreja Católica acerca de alguns aspectos da Meditação Cristã”, o qual esclarece as características próprias dessa prática, que tem origem na Revelação e Tradição da Igreja, e explica as razões de muitos métodos orientais de meditação não se coadunarem com o catolicismo.

Nos tempos em que vivemos, revisitar a Carta pode ser de especial importância àqueles que desejam descobrir a doutrina católica sobre a meditação, a fim de colocá-la em prática em toda a sua riqueza.

‘Um diálogo pessoal, íntimo e profundo entre o homem e Deus’

A Cartainicia elucidando dois pontos essenciais da meditação cristã: ela é um diálogo pessoal entre o homem e Deus, ao mesmo tempo que é comunitária e rejeita o individualismo.

O primeiro ponto, que afirma ser a meditação um diálogo “pessoal, íntimo e profundo”, esclarece que ela é uma comunhão de amor entre o Criador e a criatura. Como todo diálogo, ela “recusa técnicas impessoais ou centradas sobre o eu, as quais tendem a produzir automatismos nos quais o orante cai prisioneiro de um espiritualismo intimista, incapaz de uma livre abertura para o Deus transcendente”.

Conversar com Deus é esperar o dom gratuito de seu Amor. A tarefa de quem medita é a de se abrir a essa graça, que não vem por meio de métodos humanos, mas pela pura liberalidade de Deus.

Entretanto, o diálogo com Deus não pode ocorrer se não se baseia na revelação dada por Ele a nós acerca de si mesmo. Um diálogo pressupõe que se tenha um conhecimento sobre aquele com o qual conversamos. A meditação cristã não é uma conversa com um ente impessoal, mas com um Deus que se fez homem e deixou à sua Igreja a tarefa de transmitir a todas as gerações o que Ele ensinou.

Por esse motivo, a verdadeira meditação surge de uma íntima união com a Igreja, de uma verdadeira familiaridade com a Palavra de Deus e de uma recepção frutuosa dos sacramentos. Assim, todo individualismo egoísta não encontra respaldo na tradição cristã, pois, na meditação, é necessário sair-se de si para abrir-se a Deus por meio da Igreja.

Duas atitudes contrárias à meditação cristã

O documento aponta, também, duas atitudes contrárias à meditação cristã: a pseudognose e o messalianismo.

A pseudognose afirma que a matéria e, por extensão, o corpo e o mundo são realidades, em si mesmas, más. Por isso, conforme tal entendimento, o orante deve buscar desprender-se da materialidade para alcançar um conhecimento do divino que está em sua alma. Contra esse erro, os Padres da Igreja afirmam “que a matéria foi criada por Deus e por isso não é má. Além disso, asseveram que a graça, cujo manancial é sempre o Espírito Santo, não é um bem próprio da alma, mas deve ser obtida de Deus como dom”.

O messalianismo vê nas experiências psicológicas e emotivas o cerne da meditação, afirmando que os períodos de êxtase e alegria são revelação de que Deus está presente na alma. “Contra eles, os Padres insistiam no ponto firme de que a união da alma orante com Deus se realiza no ‘mistério’, de modo particular mediante os sacramentos da Igreja. Tal união pode se realizar também por meio de experiências de aflição e de desolação. Contrariamente à opinião dos messalianos, a aflição e a desolação não constituem um sinal de que o Espírito tenha abandonado a alma”, afirma a Carta.

A caridade como sinal da verdadeira meditação cristã

Mais do que estados de alegria ou êxtase psicológicos, o sinal claro de uma efetiva meditação é a “caridade ao próximo”.

A oração autêntica “desperta nos orantes uma caridade ardente que os impele a colaborar na missão da Igreja e no serviço dos irmãos, para a maior glória de Deus”. A meditação nos estimula a cumprir a vontade do Pai em toda a nossa vida. Por esse motivo, Cristo se retirava para rezar, “para se unir ao Pai e receber Dele novo vigor para cumprir a sua missão no mundo”.

Dessa forma, os frutos da meditação cristã devem se estender para além do momento em que ela é feita. Nesse sentido, São Paulo afirma que a oração não se interrompe quando nos dedicamos ao trabalho ou a outras coisas: “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Cor 10,31).

A Carta estende-se a muitos outros aspectos da meditação cristã, que têm origem numa tradição deixada pelo próprio Cristo e vivida por muitos santos. Conhecer esse tesouro, certamente, ajudará todos os que buscam a Deus “com todo o coração” a encontrá-Lo verdadeiramente e a viverem uma íntima união de amizade com Ele, como prometeu o próprio Cristo: “Já não vos chamo servos (…), mas amigos” (Jo 15,15).

CLIQUE E LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

SP fecha último hospital de campanha para tratamento de covid-19

Os equipamentos utilizados serão doados para instituições assistenciais e unidades de saúde pública Com...

Arquidiocese terá paróquia em honra a Santa Dulce dos Pobres

No próximo sábado, 26, às 18h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá...

Papa: cultura do descarte é um atentado contra a humanidade. ONU seja oficina de paz

Coronavírus, desigualdade, perseguição religiosa, armas, Amazônia e família: estes são alguns dos temas tratados pelo Papa Francisco...

Bíblia: alimento para a peregrinação dos filhos de Deus

Muitas pessoas afirmam ter dificuldade em ler e compreender as Escrituras, por não entender sua linguagem, símbolos e contextos. É por isso...

‘Economia de Francisco’: jovens dialogam com o Cardeal Scherer

Arcebispo de São Paulo participou de reunião virtual com três brasileiros integrantes ADCE que participam do evento internacional

Newsletter