Apelo da Caritas Internacional pelos povos atingidos pelo terremoto na Croácia

A Caritas Internacional destaca o trabalho de mais de duzentos de seus voluntários na distribuição de alimentos e objetos de higiene, enquanto elaboram planos em longo prazo em prol das pessoas atingidas pelo terremoto na Croácia

Apelo da Caritas Internacional pelos povos atingidos pelo terremoto na Croácia
Caritas Croácia 

“São necessários 880 mil euros para ajudar a Caritas Croata a garantir condições de vida digna e seguras para os sem-teto dos recentes terremotos que atingiram o país”: eis o premente apelo lançado pela “Caritas Internacional”, que destaca o trabalho de mais de duzentos de seus voluntários na distribuição de alimentos e objetos de higiene, enquanto elaboram planos a longo prazo.

“Depois do primeiro terremoto, no fim do mês de dezembro passado, com magnitude de 6,4 na escala Richter, disse Suzana Borko, vice-diretora da Caritas Croata – a terra continuou a tremer todos os dias e as pessoas vivem continuamente com medo e estresse. O terremoto afetou uma grande área de cerca de 2.000 quilômetros quadrados”.

O terremoto, a cerca de 30 milhas ao sul de Zagreb, perto das cidades de Petrinja, Sisak e Glina, foi o mais forte registrado nos últimos 140 anos. “Queremos ajudar as pessoas a reconstruir suas casas e suas comunidades”, disse ainda a vice-diretora da Caritas local. O projeto da Caritas, que terá a duração de oito meses, ajudará, antes de tudo, cerca de 200 famílias, mediante ajuda financeira e técnica e casas pré-fabricadas.

“Muitas pessoas atingidas pelo terremoto – explica Suzana Borko -encontram-se em zonas rurais. Por isso, preferem ficar perto dos seus cultivos e gado, dormindo em celeiros, carros e até entre os escombros de suas casas”. A Caritas Croata as ajuda a reconstruir suas casas e comunidades, em condições de segurança e dignidade; apoia os residentes das áreas rurais, para que não sejam esquecidos e isolados.

Nas aldeias entre Petrinja e Glina, cerca de 90 por cento das casas foram destruídas. Mas, o principal desafio é que, a cada tremor, as casas devem ser reexaminadas para saber se ainda podem ser habitáveis.

“Neste momento difícil – conclui a vice-diretora da Caritas Croata – a grande solidariedade, demonstrada em nosso país, é realmente milagrosa. Muitos enviam alimentos, roupas e materiais de construção às áreas afetadas”. O objetivo principal da Caritas local é oferecer um abrigo digno aos necessitados e ajudar na reconstrução de suas casas.

Quem quiser contribuir com suas doações, poderá visitar a página web: www.caritas.org/donate-now/croatia-earthquake/.

Vatican News Service – TC/MT

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter