Arquidiocese realiza missa em ação de graças pelos professores

O Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo, com o apoio da Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB, realizará na quinta-feira, 15, às 9h, na Catedral da Sé, missa em ação de graças pelos professores.

A celebração será presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade. Haverá transmissão pela Rede Vida de Televisão.

Sobre a data

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Nesta data, em 1827, o imperador Dom Pedro I, por decreto, criou o Ensino Elementar no Brasil, instituindo as escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Na ocasião, também houve a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

No entanto, apenas em 1963, o Dia do Professor foi oficializado para esta data, por força do decreto federal nº 52.682, no qual, em seu art. 3º, consta que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

‘Artesãos das gerações futuras’

Em 7 de fevereiro deste ano, no Vaticano, o Papa Francisco, durante uma audiência com os participantes do Seminário “Educação: O Pacto Global”, prestou homenagem a todos os professores do mundo.

“Desejo, neste momento, prestar homenagem também aos professores – os sempre mal pagos – porque, diante do desafio da educação, eles vão adiante com coragem e perseverança. Eles são ‘artesãos’ das gerações futuras”, afirmou o Pontífice, destacando que os professores, “com o seu saber, paciência e dedicação, transmitem uma maneira de ser que se transforma em riqueza, não material, mas imaterial, criando o homem e a mulher do amanhã”.

(Com informações de Vatican News, Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade e Brasil Escola)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários