Evento inter-religioso recordará o primeiro ano da morte de Henry Sobel

Cerimônia em homenagem a Sobel, em 2013 (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

No próximo dia 24, às 19h30, o Projeto Henry Sobel e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizarão uma cerimônia inter-religiosa para recordar o primeiro ano de falecimento do rabino Henry Sobel.

O evento, que será transmitido pela internet, será conduzido pelo rabino Michel Schlesinger, da CIP e contará com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; do sheikh Mohamad Al-Bukai, da Mesquita Brasil; do Pastor Ariovaldo Ramos, presbítero da Congregação Cristã Reformada; da monja Coen Rōshi, primaz da Comunidade Zen Budista do Brasil; mãe Carmen de Oxum e Samantha Macedo, da comunidade Baha’i de São Paulo.

Na ocasião, também será lançado o audiobook “Meu caso com o rabino Sobel”, elaborado pelo Projeto Henry Sobel.

Para acompanhar o evento, é preciso se inscrever neste link: https://bit.ly/3eIvsPf.

BIOGRAFIA

Nascido em 9 de janeiro de 1944, em Lisboa, Portugal, ele chegou ao Brasil na década de 1970. Sobel foi presidente da Congregação Israelita Paulista (CIP) até outubro de 2007 e é conhecido, principalmente, por sua luta em defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar, sendo porta-voz da Comunidade Judaica no Brasil e promotor do diálogo inter-religioso.

Em 31 de outubro de 1975, ao lado de Dom Paulo Evaristo Arns, à época Arcebispo de São Paulo e do Reverendo James Wright celebrou um ato inter-religioso, com a participação de mais de 8 mil pessoas na Catedral da Sé, pela alma de Vladimir Herzog, torturado e assassinado no DOI-CODI em 25 de outubro de 1975.

Passados exatos 38 anos, em 31 de outubro de 2013, às vésperas de se mudar em definitivo para os Estados Unidos, ele foi homenageado pela família do jornalista Vladimir Herzog, a CIP e Comissão Nacional de Diálogo Católico-Judaico, em um ato no Memorial da América Latina em São Paulo, do qual também participou o Cardeal Scherer.

“O rabino Henry Sobel marcou a sociedade brasileira, aqui em São Paulo, sobretudo, com sua presença e atuação em favor da dignidade humana, dos direitos humanos, das liberdades políticas no período da redemocratização, ao lado do Cardeal dom Paulo Evaristo Arns”, disse Dom Odilo, na ocasião.

Sobel morreu em 22 de novembro de 2019, em Miami, nos Estados Unidos, aos 75 anos, por complicações associadas a um câncer.

(Com informações do Projeto Henry Sobel)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários