Confira nossa versão impressa

Live apresenta iniciativas pastorais que levam alimento a quem tem fome no Brasil

Live apresenta iniciativas pastorais que levam alimento a quem tem fome no Brasil

As lives de mobilização da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar” entraram em uma nova fase neste mês a partir do dia 11 de agosto, sendo realizadas em séries temáticas para discutir e aprofundar aspectos da realidade brasileira associada à solidariedade sempre no mesmo dia da semana, às terças-feiras, às 17h, transmitidas pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira. A iniciativa compõe uma das atividades da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.

A quarta live da série, que corresponde ao momento do “celebrar”, vai aprofundar amanhã, 1º de setembro, às 17h, o tema: “As iniciativas pastorais e populares que levam alimento para quem tem fome”. A inspiração bíblica é: “Os saciados se empregam para ter pão, e os famintos não mais passam fome.” (1Sm 2,5).

Segundo a assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, o objetivo é aprofundar e abordar diferentes aspectos e enfoques das temáticas ligadas à solidariedade na Igreja no Brasil. O aprofundamento segue os passos adotados pela Igreja no Brasil (ver, julgar, agir e celebrar).

A primeira série, que inclui a realização de quatro lives, entre 11 de agosto a 1º de setembro, está aprofundando o tema da “Fome”. A razão da escolha do tema da Fome é para aprofundar a ameaça de retorno do Brasil Mapa da Fome, de onde já havia saído. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês), uma das maiores agências humanitárias das Organizações das Nações Unidas (ONU), vem chamando a atenção para este risco no contexto da pandemia.

A primeira live da série sobre a Fome, realizada na semana passada, foi “A História e os números da pobreza e da fome no Brasil”, tendo com a inspiração bíblica: “Quando foi que te vimos com fome?” (Mt 25,37), buscando responder a parte do “ver” no método adotado pela Igreja no Brasil para compreender a fenômenos da realidade e indicar caminhos de ação.

Dia 18 de agosto aconteceu a segunda live com o tema: “Fundamentos bíblicos mobilizadores para a proximidade da Igreja com as pessoas empobrecidas”, o que corresponde ao momento do “julgar”. A live teve como inspiração bíblica: “Faltava o pão em toda terra, pois a fome se agravava.” (Gn 47,13). A terceira live da série, que corresponde ao momento do “agir”, vai aprofundar amanhã, 25 de agosto, às 17h, o tema: “Respostas criativas e sustentáveis para a superação da miséria e da fome no Brasil” e a inspiração bíblica: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16).

Live apresenta iniciativas pastorais que levam alimento a quem tem fome no Brasil

Pão a quem tem fome

A quarta live da série, que corresponde ao momento do “celebrar”, vai aprofundar amanhã, 1º de setembro, às 17h, o tema: “As iniciativas pastorais e populares que levam alimento para quem tem fome”. A inspiração bíblica é: “Os saciados se empregam para ter pão, e os famintos não mais passam fome.” (1Sm 2,5).

Participa, como convidada desta edição, Elizabete Maria Casto. Moradora de Juiz de Fora (MG) há 25 anos ela é vicentina e atualmente é vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade São Vicente de Paulo. A outra convidada é a Caroline Caus Dalabona, nutricionista, desde 2014, da Equipe Técnica de Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Ela é mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Nesta nova fase, as lives estão sendo mediadas pelo secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, e contarão sempre com a presença de dois especialistas nas temáticas e membros da Igreja no Brasil que têm contato e experiência com o tema de cada episódio.

ViaCNBB

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

SP fecha último hospital de campanha para tratamento de covid-19

Os equipamentos utilizados serão doados para instituições assistenciais e unidades de saúde pública Com...

Arquidiocese terá paróquia em honra a Santa Dulce dos Pobres

No próximo sábado, 26, às 18h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidirá...

Papa: cultura do descarte é um atentado contra a humanidade. ONU seja oficina de paz

Coronavírus, desigualdade, perseguição religiosa, armas, Amazônia e família: estes são alguns dos temas tratados pelo Papa Francisco...

Bíblia: alimento para a peregrinação dos filhos de Deus

Muitas pessoas afirmam ter dificuldade em ler e compreender as Escrituras, por não entender sua linguagem, símbolos e contextos. É por isso...

‘Economia de Francisco’: jovens dialogam com o Cardeal Scherer

Arcebispo de São Paulo participou de reunião virtual com três brasileiros integrantes ADCE que participam do evento internacional

Newsletter