Morre o teólogo Francisco Catão

O teólogo Francisco Catão morreu nesta quinta-feira, 7, um dia antes de completar 93 anos.

Catão estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, há pouco mais de duas semanas, após sofrer uma queda em casa, fraturar o fêmur e ser submetido a uma cirurgia. Na madrugada do dia 1º, enquanto recuperava-se da cirurgia, ele sofreu um ataque cardíaco que agravou seu quadro se saúde.

BIOGRAFIA

Nascido em 8 de maio de 1927, no Rio de Janeiro, Francisco Catão era doutor em Teologia pela Universidade de Estrasburgo, na França. Foi professor no Instituto Pio XI (Salesianos) e na Faculdade São Bento. Foi autor de vários livros, tais como “Em busca do sentido da vida” e “Espiritualidade cristã”.

Colunista do jornal O SÃO PAULO, desde 2018, o teólogo escreveu diversos artigos relacionados à espiritualidade e evangelização, especialmente a partir da temática do sínodo arquidiocesano de São Paulo.

Em um desses artigos, publicado em 31 de janeiro de 2018, Catão destacou: “A ação evangelizadora é fruto da experiência de Deus no Espírito de Jesus, alma do exercício de todos os dons hierárquicos e carismáticos, conferidos pelo Espírito à Igreja, que, por sua vez, inculturada, é princípio instrumental de graça, com absoluto primado sobre todas as capacidades humanas ou funções exercidas por ministros, ordenados ou não, no seio da comunidade cristã”.

Devido à pandemia de COVID-19, não haverá velório e o sepultamento acontecerá no cemitério do Morumby, às 17h, reservado apenas à família. 

LEIA TAMBÉM: 
Francisco Catão: uma vida dedicada ao encontro com Cristo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários