Nomeado novo Secretário Executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa on-line, realizada na segunda-feira, 14, em celebração pelos seis anos de criação da entidade

Crédito: Reprodução da Internet

O religioso da Congregação Marista, Irmão João Gutemberg Sampaio é o novo Secretário Executivo Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). A apresentação foi feita pelos cardeais Cláudio Hummes e Pedro Barreto, que compõem a diretora da instituição.

Nascido em Cruzeiro do Sul (AC), o Religioso que hoje reside em Manaus (AM) é de família de seringueiros. Ao longo de sua vida, participou de diferentes atividades relacionadas a temas amazônicos, incluindo, a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, corrida em outubro de 2019, que teve como tema central a Pan-Amazônia, onde atuou como um dos auditores.

Graduado em Ciências Religiosas e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Irmão Gutemberg possui, ainda, Mestrado e Doutorado em Teologia. Integrante e colaborador da emancipação da REPAM em territórios nacionais e internacionais, o religioso disse no momento de sua apresentação, contar com o apoio de todas as pessoas que atuam de dentro ou fora da Igreja, para uma ampla e concreta conscientização da necessidade com a proteção ao meio ambiente.

LEI MAIS

Atividades são preparadas para celebrar Tempo da Criação e Dia da Amazônia

OLHAR ESPERANÇOSO

Em entrevista concedida ao Vatican News e publicada na manhã de hoje, Irmão Gutemberg contou que sua nomeação representou em um primeiro momento uma surpresa e que, antes de sua decisão, ele precisou passar por um processo de conversão: “rezei muito, dialoguei, fiz discernimento comigo e com outras pessoas”.

O novo Secretário Executivo se diz consciente das responsabilidades que terá daqui em diante com sua nova missão, mas indagou a necessidade de permanecer com um olhar esperançoso diante da realidade da Pan-Amazônia.

SEIS ANOS DE REPAM

Instituída em 12 de setembro de 2014, a Repam tem como entidades fundadoras o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Secretariado da América Latina e Caribe da Caritas (SELACC) e a Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).

Sua criação é uma reposta às reflexões feitas durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP), no ano de 2007, e pretende dialogar com as organizações da sociedade civil, público e privados, promovendo, desta forma, a defesa dos povos indígenas, moradores e da biodiversidade da região amazônica.

O Presidente da REPAM, Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, salientou durante a coletiva de imprensa, que ao longo de seis anos, a entidade envolveu-se como um serviço às diversas realidades da Amazônia, nos âmbitos eclesiais e de populações tradicionais, e que essa deve continuar sendo sua vocação.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários