Confira nossa versão impressa

Nomeado novo Secretário Executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa on-line, realizada na segunda-feira, 14, em celebração pelos seis anos de criação da entidade

Nomeado novo Secretário Executivo da  Rede Eclesial Pan-Amazônica
Crédito: Reprodução da Internet

O religioso da Congregação Marista, Irmão João Gutemberg Sampaio é o novo Secretário Executivo Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). A apresentação foi feita pelos cardeais Cláudio Hummes e Pedro Barreto, que compõem a diretora da instituição.

Nascido em Cruzeiro do Sul (AC), o Religioso que hoje reside em Manaus (AM) é de família de seringueiros. Ao longo de sua vida, participou de diferentes atividades relacionadas a temas amazônicos, incluindo, a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, corrida em outubro de 2019, que teve como tema central a Pan-Amazônia, onde atuou como um dos auditores.

Graduado em Ciências Religiosas e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Irmão Gutemberg possui, ainda, Mestrado e Doutorado em Teologia. Integrante e colaborador da emancipação da REPAM em territórios nacionais e internacionais, o religioso disse no momento de sua apresentação, contar com o apoio de todas as pessoas que atuam de dentro ou fora da Igreja, para uma ampla e concreta conscientização da necessidade com a proteção ao meio ambiente.

LEI MAIS

Atividades são preparadas para celebrar Tempo da Criação e Dia da Amazônia

OLHAR ESPERANÇOSO

Em entrevista concedida ao Vatican News e publicada na manhã de hoje, Irmão Gutemberg contou que sua nomeação representou em um primeiro momento uma surpresa e que, antes de sua decisão, ele precisou passar por um processo de conversão: “rezei muito, dialoguei, fiz discernimento comigo e com outras pessoas”.

O novo Secretário Executivo se diz consciente das responsabilidades que terá daqui em diante com sua nova missão, mas indagou a necessidade de permanecer com um olhar esperançoso diante da realidade da Pan-Amazônia.

SEIS ANOS DE REPAM

Instituída em 12 de setembro de 2014, a Repam tem como entidades fundadoras o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Secretariado da América Latina e Caribe da Caritas (SELACC) e a Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).

Sua criação é uma reposta às reflexões feitas durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP), no ano de 2007, e pretende dialogar com as organizações da sociedade civil, público e privados, promovendo, desta forma, a defesa dos povos indígenas, moradores e da biodiversidade da região amazônica.

O Presidente da REPAM, Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, salientou durante a coletiva de imprensa, que ao longo de seis anos, a entidade envolveu-se como um serviço às diversas realidades da Amazônia, nos âmbitos eclesiais e de populações tradicionais, e que essa deve continuar sendo sua vocação.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

As mulheres não devem ter voz na Igreja?

Hoje respondo a essa dúvida do Reginaldo de Assis, de São Roque (SP): “Gostaria de entender melhor um trecho da Bíblia que...

Sobre o terrorismo que destruiu templos católicos no Chile

Acordei com as cenas de uma igreja chilena ardendo em chamas. Em nome de ideologias, jovens terroristas...

Solenidade de Todos os Santos

Celebrando Todos os Santos e os Fiéis Defuntos, respectivamente, pedimos a intercessão da Igreja que já triunfa no Céu e oferecemos sufrágios...

Escolas comunitárias: um direito dos pais na educação de seus filhos

No dia 15 de outubro de 2020, o Papa Francisco enviou uma mensagem a todos os líderes mundiais envolvidos com a educação...

Comunhão dos Santos

Ao longo deste mês de outubro, o nome de Carlo Acutis – beatificado no último dia 10, em Milão, na Itália –...

Newsletter