Confira nossa versão impressa

Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) abre inscrições para novos sócios

Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) abre inscrições para novos sócios

Fé e razão precisam caminhar juntas. Promover essa união deve ser o norte e a missão dos cientistas católicos. A convergência entre ciência e religião promete ser cada vez mais forte com a união dos pesquisadores em torno dessa causa, por meio da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos. A SBCC é um espaço de diálogo nas universidades e procura construir pontes entre a academia e a Igreja. Busca contribuir com a ação pastoral, por meio de suporte científico para as decisões da Igreja, sempre acompanhada por padres e bispos e com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Se você se sente chamado a ser católico no ambiente acadêmico, o momento de fortalecer essa vocação é agora: a SBCC está com as inscrições abertas para novos sócios. Para se inscrever, basta acessar o site,  preencher uma ficha de inscrição e, após aprovação do comitê científico, pagar a anuidade de R$120,00. Além de contribuir com a pesquisa no campo da religião, os associados terão acesso a diversas iniciativas, como descontos em eventos, convites para lives específicas com os participantes da sociedade e vivência de momentos de espiritualidade.

O presidente da SBCC, Everthon Oliveira, destaca a contribuição dos cientistas católicos nessa crise pandêmica que vivemos. “Estamos convidando sócios e parceiros a se envolverem em soluções. Podemos destacar um estudo de modelagem que teve como foco avaliar a contribuição ao enfrentamento da pandemia dado pela Igreja no Brasil ao suspender as missas com lotação de fiéis.  Esse estudo pode mensurar a importância social da medida, a despeito do impacto pastoral. É um exemplo de como a ciência também pode auxiliar na missão da Igreja e na tomada de decisões pastorais. Outros projetos, como apoio ao desenvolvimento de respiradores artificiais, estão sendo apoiados pela SBCC”, frisou o professor.

A SBCC é responsável pela realização do Congresso Humanismo Solidário. A próxima edição será em Salvador, em 2021. Trata-se de um momento de interatividade em que os membros e convidados apresentam temas pertinentes em várias interfaces da sociedade, em prol do bem comum.

A primeira edição do Congresso Humanismo Solidário acolheu pesquisadores de mais de 70 instituições, cientistas que fazem eco ao ensinamento do papa João Paulo II, em sua encíclicaFites et ratio: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio”.

SBCC nas redes sociais

Acompanhe a SBCC nas redes sociais: @catolicosnaciencia para Instagram e Facebook. No YouTube a página é SBCC Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos.

ViaCNBB

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter