‘Caminhemos na fé e na esperança, com os olhos voltados para o Senhor que vem’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 28, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na Eucaristia, Dom Odilo se uniu espiritualmente a toda a Igreja que conclui o ano litúrgico e ao Papa Francisco, que, nesta data, presidirá o Consistório para a criação de 13 novos cardeais.

Na homilia, o Cardeal meditou sobre os textos da liturgia do dia, que destacam os últimos tempos e à vigilância quando Jesus vier para julgar a humanidade.

A primeira  leitura (Ap 22,1-7) trata da Jerusalém celeste, cidade dos redimidos, onde não haverá maldição ou morte e todos estarão diante do trono do Cordeiro de Deus.

Ficar de pé

Já no Evangelho (Lc 21,34-36), jesus adverte os fiéis a ficarem atentos e a orarem a todo momento, “a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”

Dom Odilo explicou que a expressão “ficar de pé” se refere à dignidade de cada pessoa diante do Senhor.

Nesse mesmo contexto, o refrão do Salmo (94) invoca a vinda de Cristo: “Vem, ó Senhor Jesus!”, palavras que concluem o livro do Apocalipse, que, como explicou o Arcebispo, expressa o desejo da salvação e do encontro com o Senhor.

Cantar e caminhar

O Cardeal recordou  trecho de um texto de Santo Agostinho que convida a essa espera do Senhor:

“Cantemos, portanto, agora, meus irmãos, não por deleite do repouso, mas para alívio do trabalho. Como costuma cantar o caminhante: canta, mas segue adiante; alivia o trabalho cantando. Abandona, pois, a preguiça. Canta e caminha. Que é isto, caminha? Vai em frente, adianta-te no bem. Segundo o Apóstolo, há quem progrida no mal. Tu, se progrides, caminhas. Mas progride no bem, progride na fé, sem desvios, progride na vida santa. Canta e caminha.”

“Nossa vida é este caminhar na fé, na esperança, ter o olhar voltado para o Senhor que vem ao nosso encontro”, concluiu o Arcebispo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários