Cardeal Scherer abre ano acadêmico das faculdades de Teologia e de Direito Canônico

(Foto: Ricardo Valério Silva)

Uma missa na manhã desta quinta-feira, 4, na Paróquia Imaculada Conceição, no Ipiranga, marcou o início do ano acadêmico na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo.

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler das duas instituições de ensino superior. Entre os concelebrantes estava Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo de Santos (SP) e membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito Canônico. Também estavam na missa diretores, professores, alunos e funcionários.

Na homilia, o Cardeal Scherer ressaltou a importância dos estudos teológicos e canônicos para a vida a missão evangelizadora da Igreja, e desejou a alunos e professores um ano rico de busca do conhecimento e aprofundamento do saber, sobretudo, sobre a Palavra de Deus.

O Arcebispo acrescentou, ainda, que, apesar do contexto difícil da atual pandemia, que afetou diretamente a rotina das atividades acadêmicas, a missão dos teólogos e canonistas deve continuar, seguindo as adaptações e cuidados necessários. “Que Deus lhes conceda sabedoria, discernimento e coragem”, desejou.

PUC-SP

Faculdade de Teologia

Fundada em 20 de setembro de 1949 pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então Arcebispo de São Paulo, a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção nasceu integrada à PUC-SP, criada em 1946.

Na década de 1970, com a reformulação do ensino universitário no País, o Arcebispo seguinte, Cardeal Agnelo Rossi, decidiu desvincular a Faculdade da Universidade, com o objetivo de dar maior autonomia à instituição de ensino eclesiástico da Arquidiocese.

O reconhecimento civil do curso de Teologia pelo Ministério da Educação, em 2004, estimulou o caminho de reintegração da faculdade à PUC-SP. A reincorporação aconteceu no final de 2008 por ato do Cardeal Scherer.

Na ocasião da reincorporação da faculdade à PUC-SP, Dom Odilo destacou que a vocação do teólogo e de uma faculdade de Teologia não é simplesmente realizar estudos acadêmicos, mas também servir à Igreja. “A Teologia está a serviço da missão da Igreja e da evangelização na medida em que a reflexão teológica ajuda a explicitar melhor o mistério da fé, e tudo o que significa o Evangelho e a Palavra de Deus para nós”, afirmou.

A faculdade oferece cursos de Bacharelado em Teologia e também de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, bem como cursos livres aprovados pela legislação brasileira e adequados às diretrizes da Congregação para a Educação Católica, organismo da Santa Sé que regula as instituições de ensino eclesiásticas, sobretudo quanto à formação teológica dos candidatos às ordens sacras.

Saiba mais sobre a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção aqui.

Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

Faculdade de Direito Canônico

Primeira Faculdade de Direito Canônico do Brasil pela Congregação, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo foi erigida canonicamente em 26 de fevereiro de 2014, sendo fruto da elevação do então Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”.

Ao falar sobre essa Faculdade, na cerimônia de posse da atual direção, em julho de 2020, o Cardeal Scherer ressaltou que essa instituição de ensino superior oferece novas possibilidades para a formação qualificada no Direito eclesiástico para todos os interessados, principalmente para quem presta seu serviço à Igreja.

“De fato, enquanto organização religiosa, a Igreja Católica possui seu próprio Código de Direito, de origens bem remotas, que vem sendo reformado de tempos em tempos para adequar-se às novas situações da Igreja ao logo da história e aos diversos contextos culturais. A última grande reforma aconteceu após o Concílio Vaticano II e o atual Código de Direito Canônico foi promulgado pelo Papa João Paulo II em 25 de janeiro de 1983”, explicou o Arcebispo.

Saiba mais sobre a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo aqui.

Antigo Seminário Central do Ipiranga (Arquivo Metropolitano Dom Duarte)

Seminário Central

Tanto a Faculdade de Teologia quanto à de Direito Canônico estão localizadas nas instalações do antigo Seminário Central do Ipiranga, construído entre 1929 e 1934 por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro Arcebispo de São Paulo.

No complexo histórico arquitetônico situado na Avenida Nazaré, 993, também está a igreja matriz da Paróquia Imaculada Conceição e o Arquidivo Metropolitano Dom Duarte e o Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo.

(Colaborou: Rubens da Cruz)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários