Cardeal Scherer preside missa na novena da Paróquia Imaculada Conceição

No sábado, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa na novena da padroeira da Paróquia Imaculada Conceição, no Tatuapé, concelebrada pelos Padres José Mário Ribeiro, Pároco, e Valdeir dos Santos Goulart, Pároco da Paróquia São João Batista do Brás. Participaram presencialmente cerca de cem pessoas e houve transmissão pelas redes sociais da Paróquia e da Região Belém.

Dom Odilo, na homilia, ressaltou que o Natal deve ser um testemunho da fé, com os cristãos anunciando quem é Jesus e o que se celebra neste tempo. Lembrou, também, que o Advento é o momento de preparação para o Natal, no qual se coloca em evidência a realização das promessas de Deus para a humanidade.

Ao mencionar a Oração da Coleta do 2º Domingo do Advento –“…que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruí- dos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida” –, o Arcebispo exortou que os fiéis reflitam sobre aquilo que os impede de ir ao encontro de Deus, para superar essas situações, não desanimar na caminhada e manter viva a esperança da salvação.

Por fim, recordando a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, celebrada na terça-feira, 8, Dom Odilo falou que Nossa Senhora se voltou para Deus como serva, e Ele a encheu de graças.

Ao término da missa, em mensagem lida por uma das paroquianas, foi expressa a gratidão de todos pela presença de Dom Odilo na novena. “Estaremos sempre unidos, como filhos reconhecidos a um pai que nos visita com a sua ternura e o seu sorriso, e nos encoraja a viver mais intensamente e com mais entusiasmo como discípulos de Jesus ao jeito de Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa”, consta em um dos trechos.

Também foi recordado ao Arcebispo os trabalhos pastorais e caritativos realizados pela Paróquia durante esta pandemia, bem como as ações para a revitalização do templo, tais como a construção da torre e do campanário – que deve ser concluída até a Páscoa – e a urbanização dos jardins da Praça Sílvio Romero, onde se localiza a igreja matriz, além das iniciativas de evangelização animadas pelo sínodo arquidiocesano.

Em entrevista, Padre José Mário lembrou que um expressivo número de pessoas participou da festa da padroeira, fiéis que “têm vindo reavivar a fé, e, pelo olhar de Maria, buscar este sentido novo na caminhada, diante da pandemia, das dificuldades e dos problemas”. O Sacerdote detalhou ainda como os quadros do Rosário colocados na praça têm impactado as pessoas. “Elas param, olham, rezam, tiram fotos, perguntam, e o mais interessante é que as pessoas sentem as expressões [das imagens], e tudo isso têm nos ajudado a evangelizar. E, também, pelo segundo ano, criamos uma exposição de presépios em nossa Paróquia”, comentou.

“Tenho certeza de que Nossa Senhora da Conceição tem nos fortalecido e nos ajudado muito nessa caminhada, tem trazido muita gente para a igreja. Como Mãe, ela nos tem ajudado a viver a fé e o amor, também nessa expectativa da vinda do Messias, Jesus que renasce trazendo a luz, a esperança e a certeza na vida nova”, concluiu.

(Por Fernando Arthur e Larissa Bernardo – Colaboradores de Comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários