Celam apresenta processo de renovação à Secretaria de Estado do Vaticano e ao Dicastério para o Desenvolvimento Humano

Em uma reunião on-line realizada na última sexta-feira, 16, a presidência do conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) apresentou o processo de renovação e restruturação desse organismo episcopal ao Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e ao Prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson. Também participou do encontro o Padre Augusto Zampini, secretário adjunto do Dicastério.

Como 1º vice-presidente do Celam, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou da reunião virtual. 

Na primeira parte do encontro, o Presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, apresentou o índice do Documento de Renovação e Reestruturação que foi enviado aos organismos da Santa Sé. Da mesma forma, os membros do CELAM, entre os quais os bispos coordenadores dos conselhos dos centros pastorais e os diretores interinos dos referidos centros, compartilharam alguns testemunhos sobre a nova proposta de estrutura pastoral, bem como suas possibilidades de articulação e transversalidade.

LEIA TAMBÉM:
Presidência do Celam tem reunião com as Congregações para a Educação Católica e para o Clero


Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe: chegou a hora de você participar

Contribuições para o processo

Na segunda parte da reunião, os cardeais Parolin e Turkson incentivaram o CELAM a continuar avançando no processo, quando se aproxima o 38º. Assembleia Geral que se realizará no mês de maio, sugerindo, ao mesmo tempo, algumas contribuições e fazendo vários acentos em linha com o caminho sinodal e a ação pastoral que o CELAM conduz na América Latina e no Caribe.

O Cardeal Parolin destacou a importância de continuar a responder com relevância às realidades urgentes e rápidas mudanças na região , enquanto o Cardeal Turkson destacou a grande importância que o CELAM tem dado aos quatro sonhos do Papa Francisco (sonho social, sonho cultural, ecológico sonho e sonho eclesial), bem como processos evangelizadores ancorados no Desenvolvimento Humano Integral.

A proposta de renovação do Celam considera dois eixos fundamentais para acolher os sonhos que o Papa propôs na Querida Amazônia. Um eixo relacionado com a ecologia integral e o desenvolvimento humano integral, e outro com os processos de sinodalidade, afirmando a necessária conversão pastoral como caminho para a realização dos sonhos.

(Fonte: Prensa Celam)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários