Congresso sobre natalidade é promovido em Roma

O evento, denominado Estados Gerais da Taxa de Nascimento, será realizado na sexta-feira, 14, às 9h15 (horário local – 14h15 de Brasília)

Vatican Media/Arquivo

O Papa Francisco participará de um congresso sobre o futuro da demografia na Itália. O objetivo é chamar à responsabilidade de reconstruir o país após a pandemia, incentivando nascimentos. A Itália é atualmente o país da Europa com a menor taxa de natalidade, seguida pela Espanha, Grécia, Finlândia e Portugal.

O evento, denominado Estados Gerais da Taxa de Nascimento, será realizado na sexta-feira, 14, às 9h15 (horário local – 14h15 de Brasília). A iniciativa é do Fórum das Associações Familiares, que reúne vários grupos que defendem a vida e a família na Itália.

“O Fórum foi fundado em 1992 com o objetivo de trazer à atenção do debate cultural e político italiano a família como um tema social. Desde então, ele tem reunido movimentos e associações do mundo católico que têm entre seus interesses estatutários a defesa da família. Até o momento, o Fórum é composto por 47 associações e 18 fóruns regionais, que, por sua vez, são compostos por fóruns locais e 582 associações”, diz o site oficial da associação.

O evento reunirá empresas, mídia, instituições e representantes do mundo da cultura para discutir a crise demográfica na Itália.

ESTATÍSTICAS

O relatório do Instituto Nacional Italiano de Estatística (ISTAT) mostra que houve nova queda no número de nascimentos, uma tendência que se observa desde 2008. Em 12 anos, o número de nascimentos anuais passou de 557 mil para 404 mil, uma redução de 30%.

Segundo o Eurostat (a agência de estatísticas da União Europeia), a Itália é o país com a menor taxa de natalidade do bloco, com apenas sete nascimentos por cada 1.000 habitantes, além de ter tido um decréscimo de 10 mil nascimentos no último ano.

Fonte: Ecclesia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários