‘Deus não abandonou o mundo, muito menos a Igreja, que testemunha suas maravilhas’

Reprodução da internet

Na missa da sexta-feira, 30, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, enfatizou que Deus continua a se fazer presente na história da humanidade e ressaltou que Jesus Cristo é o verdadeiro caminho que leva ao Pai.

 A Eucaristia, celebrada na capela da residência arquiepiscopal, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja também celebra a memória litúrgica de São Pio V, pontífice que viveu no século XVI e teve papel importante na reforma da Igreja, iniciada no Concílio de Trento, promovendo a propagação da fé e a reforma do culto divino. Morreu a 1º de maio de 1572.

Na história

A primeira leitura (At 13,26-33) continua a narrar a missão de Paulo e Barnabé na Ásia Menor, mais precisamente em Antioquia da Pisídia. Lá, eles procuraram a comunidade dos judeus e entraram na sinagoga para pregar o Evangelho, recordando toda a história da salvação e o que disseram os profetas, até anunciarem que em Jesus se cumprido a promessa de Deus ao seu povo.

“Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: ‘Tu és o meu filho, eu hoje te gerei’”, exortou Paulo.

Ao comentar esse texto, na homilia, Dom Odilo enfatizou que o Cristianismo se baseia em fatos e no testemunho daqueles que viveram a experiência concreta de fé em suas vidas.

“Deus entra na história, caminhou com um povo ao qual se revelou por meio de pessoas e acontecimentos. Esse povo viveu a fé, reconhecendo e discernindo os sinais da presença de Deus. Isso é narrado na sagrada escritura como testemunho da fé de um povo, da experiência de Deus na sua história”, afirmou o Cardeal.

Testemunha da presença de Deus

O Arcebispo ressaltou, ainda, que, também hoje, Deus continua a caminhar com a humanidade. “Talvez, alguns pensem que Deus abandonou o mundo e até a Igreja, que tudo caminha por conta própria e temos que nos virar sozinhos. Ou, então, que Deus nem se importa conosco. Esta é uma ideia totalmente errada. Deus caminha continua a caminhar conosco”, enfatizou Dom Odilo, recordando o que o próprio Jesus prometeu à humanidade: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.

“Deus não abandonou o mundo, muito menos a Igreja, que testemunha as suas maravilhas e a sua presença em nosso meio”, completou o Cardeal, convidando os fiéis a observarem as muitas coisas boas que são despertas no mundo graças à ação de Deus nos corações da humanidade.

Caminho, verdade e vida

No Evangelho (Jo 14,1-6), Jesus, ao falar se sua volta à casa do Pai, afirma: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Dom Odilo observou que o Senhor responde ao pedido de Tomé para que lhe mostre o caminho que deveriam seguir. “Esse é um pedido que devemos fazer sempre, mas com o desejo de ver e conhecer melhor Jesus, o caminho que leva ao Pai e, portanto, à vida eterna”, disse.

“Que, em todos os momentos de nossa vida, busquemos e sigamos o caminho que é Cristo”, concluiu o Arcebispo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários