Confira nossa versão impressa

‘Devemos estar sempre preparados para a visita de Deus em nossa vida’

‘Devemos estar sempre preparados para a visita de Deus em nossa vida’
(Foto: Bruno Melo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 19, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, comemora-se a memória dos mártires São Roque Gonzáles, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho.

Roque González de Santa Cruz nasceu em 1576 na cidade de Assunção, no Paraguai. Era já sacerdote quando entrou na Companhia de Jesus em 1609, e, durante quase 20 anos, procurou evangelizar os índios que habitavam nas florestas daquelas regiões, agrupando-os nas Reduções e instruindo-os na fé e nos costumes cristãos. Foi morto traiçoeiramente por ódio fé em 15 de novembro de 1628, com o Padre Afonso Rodríguez, espanhol.

Dois dias mais tarde, em outra Redução, sofreu cruel martírio o Padre João del Castillo, também espanhol, que foi ardente defensor dos índios contra os seus opressores. Estes três sacerdotes jesuítas, martirizados na região que hoje é diocese de Santo Ângelo (RS), foram canonizados pelo Papa João Paulo II em 1988.

O templo

O Evangelho do dia (Lc 19,41-44) narra a cena de Jesus que chora diante de Jerusalém e lamenta: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados”.

Na homilia, Dom Odilo ressaltou que o povo de Jerusalém não reconheceu o tempo em que foi visitada por Deus e não reconheceu como Senhor. “Jesus é aquele que representa o cumprimento das promessas de Deus feitas aos profetas, a esperança do seu povo. Jerusalém, porém, não acolhe sua visita, não reconhece o sinal de Deus em sua vida”, disse.

“Será que nos damos conta da visita de Deus em nossa vida, a cada instante, em tantas ocasiões especiais? Corremos o risco de queremos impor a Deus a maneira que desejamos ser visitados por ele. Porém, é Deus que tem a sua hora… Por isso, devemos estar sempre preparados para a visita de Deus”, acrescentou o Cardeal.

O livro da vida

Já a primeira leitura (Ap 5,1-10) destaca o grande julgamento da humanidade, com imagem do cordeiro imolado que recebe o livro. O Arcebispo explicou que o cordeiro é o próprio Cristo e o rolo “escrito por dentro e por fora” representa o livro da vida, onde está anotada a vida de cada pessoa diante de Deus.

“Nós somos aqueles que, durante esta vida, podemos abrir o livro, depois disso, somente Deus poderá abri-lo, no julgamento final. Portanto, durante esta vida, podemos escrever páginas boas, bonitas e importantes da nossa vida”, ressaltou Dom Odilo.

Nesse sentido, o Cardeal enfatizou que a liturgia do dia convida todos a terem sempre diante dos olhos o dia em que forem julgados diante de Deus e, por isso, vivam bem cada dia. “Que Deus nos conceda a força de viver cada dia conforme os mandamentos de Deus, realizando a boa obra reservada para cada dia”, concluiu.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Como denunciar as fake news e outras irregularidades nas Eleições 2020?

Em sites específicos e até pelas redes sociais é possível ajudar a combater a desinformação neste dia de eleições Neste dia de eleição, eleitores que...

Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo em todo o país

Na capital paulista, a disputa será entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Votação acontece até às 17h

Projeto Janelas CASACOR: beleza, sustentabilidade e responsabilidade social

Vitrines estão espalhadas por 13 bairros de São Paulo, sendo quatro delas em comunidades, com uma exposição inclusiva, gratuita, segura

Papa exorta novos cardeais a permanecerem sempre no caminho do Senhor

O Papa Francisco presidiu neste sábado, 28, o Consistório Ordinário Público no qual foram criados 13 novos cardeais. A celebração aconteceu na Basílica de São...

Arquidiocese de São Paulo terá igreja jubilar pelos 200 anos de mártir coreano

No próximo domingo, 29, às 10h30, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana...

Newsletter