Confira nossa versão impressa

Diante da COVID-19, Arquidiocese de São Francisco (EUA) amplia número de missas campais

Medida foi a alternativa encontrada, após autoridades locais limitarem o número de fiéis a cada missa

Diante da COVID-19, Arquidiocese de São Francisco (EUA) amplia número de missas campais

Em São Francisco, na Califórnia, autoridades civis determinaram que as celebrações religiosas estão limitadas a 12 pessoas e devem ser realizadas em espaços abertos, fora das igrejas.

Por essa razão, para celebrar a Assunção de Nossa Senhora, o Arcebispo da cidade, Dom Salvatore Cordileone, fez com que fossem celebradas cinco missas simultâneas na praça em frente à Catedral. Enquanto ele celebrava sobre as escadarias da Catedral, dedicada à Assunção de Maria, outros quatro sacerdotes celebravam nos cantos da praça. Ainda assim, foi exigido que os participantes usassem máscaras e deixassem um contato. Diante dos altares, no chão, a letra X, feita com fitas, indicava os 11 lugares em que cada um deveria se posicionar.

Em vídeo registrado pouco antes da celebração solene, dia 15 de agosto, o Arcebispo disse que “a adoração é um direito da Primeira Emenda [à Constituição dos Estados Unidos]”.

“Sempre que uma sociedade ou nação volta as costas para Deus, ela começa a corromper-se e se desfaz”, acrescentou. “Nós vemos isso no modo como as medidas de saúde em certas partes do Estado [da Califórnia], inclusive aqui em São Francisco, estão sendo desigualmente aplicadas”. E continuou: “atividades religiosas estão sendo mais restringidas do que outros tipos de atividade”, como compras no varejo e em mercearias.

As celebrações na praça da Catedral, pensadas como alternativa poucos dias atrás, devem continuar enquanto durarem as imposições restritivas por parte das autoridades civis. No próximo sábado, por exemplo, pretende-se celebrar a festa de Nossa Senhora Rainha.

“Enquanto católicos, devemos, em primeiro lugar, pedir a Deus a graça de suportar isso com paciência e integridade. Não seria correto revoltar-se”, disse Dom Cordileone, acrescentando que é importante obedecer as medidas de saúde contra o coronavírus e, ao mesmo tempo, pressionar os membros do governo para que tratem com igualdade a religião.

Em carta publicada 30 de julho, o Arcebispo pediu a todos os sacerdotes que celebrassem múltiplas missas campais e respeitassem as orientações de saúde das autoridades civis. O governo estadual da Califórnia exige missas campais nos lugares considerados de maior risco, mas não especifica o número máximo de participantes. O limite de 12 foi imposto por autoridades de São Francisco.

Os fiéis se alegraram com a possibilidade da Missa. “Louvado seja Deus! É por isto que eu estava esperando”, disse uma mulher que esteve presente com seu marido, ambos com cadeiras portáteis.

Outra pessoa, que passeava com seu cachorro pela rua diante da Catedral, viu uma celebração e disse que retornaria para a seguinte, menos de uma hora depois. “Fazem quatro meses que não vou à Missa”, disse.

Fonte: CruxNow

VEJA MAIS DETALHES NESTE VÍDEO (EM INGLÊS)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Odilo: viver bem cada dia, na esperança de que o Senhor virá

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 24, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9...

Ordenação marca os 20 anos do diaconato permanente na Arquidiocese de São Paulo

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a ordenação de cinco novos diáconos permanentes para a Arquidiocese no sábado, 21. A...

Butantan anuncia que testes da CoronaVac chegaram à fase final

Os resultados sairão na primeira semana de dezembro Chegou à fase final o estudo clínico da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria...

Ministério reconhece estado de calamidade pública no Amapá

Estado ficou mais de 80 horas sem energia elétrica e até agora a situação não foi totalmente restabelecida O Ministério do Desenvolvimento Regional publicou portaria...

‘Que Deus nos dê um coração generoso, aberto para as necessidades dos irmãos’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa nesta segunda-feira, 23, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9...

Newsletter